sexta-feira, 22 de março de 2013

As 10 superpotências militares

Uma das formas de conhecer a real potência de um país é analisar seu poder militar, aquele país detentor de um armamento nuclear e um grande exército, intimida qualquer invasão inimiga. A Guerra Fria que ocorreu entre os EUA e antiga União Soviética entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) até a queda do muro de Berlim em 1991, foi um jogo de ameaças e corrida armamentista.E pensando nesse contexto, apresentamos as 10 super potências mundiais, em relação ao efetivo, armamento e tecnologia.

10. IsraelEfetivo: 161 500 soldadosGasto militar anual: 9,4 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
Pequeno e pouco populoso, Israel está em conflitos com os vizinhos árabes a muito tempo e tem armamentos suficientes para se defender e atacar a qualquer momento. Para compensar o pouco efetivo, os israelenses optaram por qualidade: suas tropas estão entre as mais bem treinadas, a Força Aérea dispõe de tecnologia de ponta e a experiência em combate fez o país desenvolver algumas das melhores armas disponíveis.
9. Coréia do SulEfetivo: 690 000 soldadosGasto militar anual: 12 bilhões de dólaresArmas nucleares: não
Graças à proteção dos Estados Unidos, o país atingiu níveis econômicos, científicos e tecnológicos muito superiores aos do vizinho do norte. Por causa da crise com os comunistas, a Coréia do Sul mantém Forças Armadas poderosas em prontidão na fronteira, embora não tenha armas atômicas. O arsenal é de ponta, graças a ajuda dos norte americanos.
8. PaquistãoEfetivo: 620 000 soldadosGasto militar anual: 2,5 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
A maior potência militar muçulmana tem economia e população inferiores às da rival Índia, mas, para criar um "equilíbrio de terror" no sul da Ásia, o Paquistão também investiu em armas nucleares. Pouco se conhece sobre as armas atômicas ou sobre o tamanho do arsenal do país. Mas a existência da bomba dos dois lados da fronteira tem forçado Índia e Paquistão a uma convivência tensa.
7. ÍndiaEfetivo: 1 300 000 soldadosGasto militar anual: 13 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
O segundo país mais populoso do planeta sempre esteve em briga com seus vizinhos muçulmanos. Hoje, o maior rival é o Paquistão, com quem disputa terras na região da Caxemira. As aguerridas tropas indianas estão entre as mais bem equipadas do Terceiro Mundo. Além de muitos soldados, a Índia tem armas nucleares e um grande arsenal.
6. Coréia do NorteEfetivo: 1 082 000 soldadosGasto militar anual: 4,7 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
Um dos únicos países comunistas, este país sustenta um dos estados mais militarizados do planeta. Envolvidos em disputas de território com a Coréia do Sul desde a década de 40, os comunistas do Norte contam com tropas numerosas com muito armamento convencional. Nas últimas décadas, o país vinha desenvolvendo uma tecnologia para produzir armas nucleares, o qual parece ter finalizada com sucesso, gerando grandes tensões mundiais, principalmente para o Coréia do Sul e EUA.
5. Reino UnidoEfetivo: 210 400 soldadosGasto militar anual: 35 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
Até a Segunda Guerra (1939-1945), a Grã-Bretanha era a maior potência naval da Terra. Depois do conflito, a Marinha Real encolheu, mas ainda é uma das principais do mundo. O Exército sempre foi pequeno, mas é um dos mais profissionais do planeta, bem equipado com tanques, blindados de transporte de pessoal e uma parafernália de mísseis.obs: Queria ver a Argentina querer tomar as Ilhas Malvinas...rsrs
4. FrançaEfetivo: 260 400 soldadosGasto militar anual: 38 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
Para se proteger da ameaça comunista na Guerra Fria, os franceses criaram uma força nuclear própria com os três meios clássicos de lançar armas atômicas: mísseis em terra, em submarinos e em aviões. A indústria de defesa é uma das principais da Europa, produzindo tanques de ótima qualidade, como o Leclerc, e aviões clássicos como os das séries Mirage.
3. ChinaEfetivo: 2 270 000 soldadosGasto militar anual: 48 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
O país mais populoso do mundo conta com bom número de armas nucleares e sempre teve Forças Armadas numerosas e bem treinadas, mas o nível pouco sofisticado de sua indústria não permitia equipar as tropas com armas de última geração. Isso mudou recentemente, o salto econômico e a relativa abertura política das últimas duas décadas levaram a China a investir na modernização das forças armadas.
2. RússiaEfetivo: 988 100 soldadosGasto militar anual: 48 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
O maior herdeiro da ex-URSS e criador da famosa AK-47 (considerado ainda hoje, umas das melhores armas) possui exército numeroso e pesquisa militar de ponta. A vocação por números astronômicos diminuiu: durante a Guerra Fria, a URSS chegou a ter 5,3 milhões de soldados — um recorde — e produziu mais de 70 mil tanques das séries T-54/T-55/T-62. Eles eram inferiores aos modelos ocidentais, mas podiam levar a melhor pela quantidade.Famoso por suas estatégias de guerra, como a da Terra Arassada que devastou as tropas de Napoleão Bonaparte e de Hitler na segunda guerra.
1. Estados UnidosEfetivo: 1 414 000 soldadosGasto militar anual: 329 bilhões de dólaresArmas nucleares: sim
Única superpotência militar depois do colapso soviético, os Estados Unidos são donos da mais poderosa esquadra do globo, que tem uma dúzia de porta-aviões gigantes, a maioria de propulsão nuclear, possui a mais moderna e poderosa força aérea do planeta, com 5 573 aeronaves de combate . O país conta ainda com o maior arsenal nuclear e armamentos com grande desenvolvimento tecnológico.Recentemente, podemos ter uma noção da força norte americana, atacando o Iraque e Afeganistão
*Fonte: anuário do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (International Institute for Strategic Studies - IISS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário