terça-feira, 1 de agosto de 2017

A verdadeira história da Guerra Fria

Uma das guerras mais tensas que já ocorreu em toda a história, sem sombra de dúvidas foi a Guerra Fria!
Ela se iniciou logo após o término da Segunda Guerra Mundial, entre os Estados Unidos capitalista e União Soviética socialista, durante os anos de 1945 e 1991 (com a queda do Muro de Berlim).
De fato, a guerra não chegou a acontecer, foi apenas uma guerra de ameaças e informações. Mas por que, a guerra nunca aconteceu? Por que nenhum dos dois países ousou a atacar primeiro? Pensando nessa dúvida, apresentaremos um pouco sobre a verdadeira história da Guerra Fria.

O auge da Guerra Fria

O auge dessa guerra ocorreu em 1962, na chamada Crise dos Mísseis, quando os americanos descobriram que a URSS teria instalado vários pontos de lançamentos de ogivas nucleares em Cuba, capazes de atingirem os EUA, sem tempo para qualquer reação.
Enquanto caças americanos chegavam às proximidades de um possível ataque ao país socialista, as rádios americanas divulgavam à população de como construir um abrigo para se protegerem de um possível ataque nuclear.

O mundo a beira da destruição

Os dois países já estavam posicionados para dar início a uma grande guerra, porém mesmo depois desse todo alvoroço, nada veio a acontecer!!
A explicação para isso estava nas próprias forças dos dois países, “as bombas atômicas”. Pois estava claro, que o jogo não terminaria apenas com uma simples invasão e algumas mortes, a destruição seria enorme para ambos os lados e milhões de pessoas morreriam. Ou seja, as bombas atômicas deixam uma guerra assustadoramente mais cara, ainda mais depois da invenção das bombas de hidrogênio (utilizada apenas em testes pela antiga URSS), que consegue ser 4000 vezes mais forte do que a bomba que devastou Hiroshima e Nagazaki, na Segunda Guerra Mundial.
Caso uma terceira guerra mundial ocorra entre os países detentores de armas nucleares, o planeta Terra poderia sucumbir em poucas horas.
A arma nuclear que matou milhares de japoneses na Segunda Guerra Mundial, salvou outras milhares nos EUA e URSS, que contraditório, não!?

Conheça também as Superpotências Mundiais.
Capitalismo (EUA) vs Socialismo (URSS)

Um comentário:

  1. QUAL E O SEU NOME EU PRECISO DELE PARA CONFIGURAR A IMAGREM E A COLOCAR NO MEU TRABALHO ACAMEMICO OS DOIS PRIMEIROS NOMES

    ResponderExcluir