quarta-feira, 27 de maio de 2015

A verdadeira história da Disney

Não poderia ficar de fora desse blog, a verdadeira história da gigante companhia norte americana Walt Disney, uma das maiores empresas de mídia e entretenimento do mundo, e inspiração de muitos dos artigos desse blog, que foram baseados em contos, filmes e histórias da Disney.
Tenho muito a agradecer à essa grande empresa, pois boa parte de minha infância passei em frente à uma televisão vendo os grandes filmes ou lendo algum conto de fadas da Disney que marcaram minha vida, mesmo sabendo que grande parte de seu acervo foram adaptados de um conto ou história já existente, como Pocahontas, Rei Leão, Cinderela, Pequena Sereia, Mulan, Mickey MousePato Donald e entre outros.

O que é a Disney?
Walt Disney é uma empresa dos Estados Unidos, fundada em 1923 pelos irmãos Disney, Walt Disney e Roy Oliver Disney. Seu ramo principal de atuação é a mídia de entretenimento, atividade que levou a empresa a se tornar uma das empresas mais bem sucedidas do mundo. Pois além de ser pioneira no mundo das animações, diversificou sua produção no mundo cinematográfico, redes de televisão e até parques temáticos espalhados em alguns países (destino almejado por muitos em períodos de férias).
Para se ter uma ideia de seu potencial, a Marvel e a Pixar são pertencentes à poderosa Walt Disney!!
A Marvel foi adquirida em 2009 por US$ 4 bilhões e a Pixar em 2007 por uma outra transação bilionária de US$ 7 bilhões!

A verdadeira história da Disney
A primeira criação da Disney, como já foi abordado em outro artigo, não foi o Mickey Mouse, foi uma curta metragem mudo no ano de 1923, chamado As Maravilhas de Alice, interpretada por uma atriz mirim, que interagia com personagens animados.
Seu sucesso viria mais tarde em 1928, com Mickey Mouse, pela inovação na sincronia do som com às imagens dos curtas animadas.
Em 1937, a Disney lançou seu primeiro longa metragem com muito sucesso, Branca de Neve e os Sete Anões, pois foi o filme de maior bilheteria do ano de 1939. Com a grande arrecadação, outros filmes foram lançados, como Pinóquio, Bambi e Dumbo.

A Disney na Guerra
Durante a Segunda Guerra Mundial, o mundo todo estava voltado para o mesmo, como consequencia, os ganhos da empresa diminuíram drasticamente. No mesmo período, além de vários funcionários terem sido convocados para Guerra, a companhia também foi convocada para produzir filmes e animações de propaganda da guerra e treinamento militar, para incentivar à população a apoiar a guerra e se alistarem ao Exército norte americano. Um dos personagens adaptados para a guerra foi o marrento, Pato Donald.

Com o término da guerra e com poucos recursos, a Disney viveu um período de crise que veio a se recuperar na década de 50, com os filmes em animação Cinderela, Alice no País das Maravilhas e Peter Pan.
Com o alto faturamento e pela demanda de pedidos de visitas aos estúdios, Walt Disney, teve a ideia de construir um lugar próximo ao estúdio, para que adultos e crianças, pudessem visitar o local para se divertirem e conhecer um pouco mais sobre os filmes, uma vez que um estúdio não comporta tantas pessoas. Disneyland então foi criado, o primeiro parque de diversão da Disney, inaugurado em 17 de julho de 1955. Depois de Disneyland outros parques foram construídos, como a Walt Disney World em 1971, em Orlando (local onde está localizado o famoso Castelo da Cinderela).


Apesar de toda fama adquirida, a Disney também já passou por períodos difíceis, principalmente na década de 70 e 80, pois poucos de seus filmes produzidos tiveram grande notoriedade nas bilheterias. Mas com muito esforço, dedicação e um pouco de sorte, a gigante conseguiu se levantar em 1989, com os lançamentos da Pequena Sereia, Bela e a Fera (1991) e Rei Leão (1994), com uma receita de aproximadamente U$1,5 bilhões. Apesar do filme Rei Leão ser de 1994, ele ainda se mantém na nas primeiras posições de maior bilheteria em filmes de animação, perdendo apenas para alguns filmes como Frozen e Toy Story 3.
A empresa prospera, e até os dias de hoje, consegue manter seus filmes no topo das bilheterias dos cinemas do mundo todo e entreter toda a família com seus enormes parques temáticos!!
...Uma empresa modelo a ser seguido!

Para conhecer um pouco mais sobre o parque temático da Disney, acesse e adquira o guia completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário