segunda-feira, 15 de julho de 2013

A verdadeira história da Cinderela

Também chamada como a Gata Borralheira, a história popular da Cinderela da Disney que conhecemos, é de uma doce e gentil Cinderela que é obrigada por sua madrasta a realizar serviços domésticos dia e noite à mando de sua madrasta. Mas certa noite, graças à uma fada madrinha, ela consegue ir a um baile real e conhece um maravilhoso príncipe. Durante a festa ela percebe que está ficando tarde e precisa ir embora antes da meia-noite. Em sua partida, a protagonista derruba um sapatinho de cristal que o príncipe usa para reencontrá-la. E a partir daí, todos vivem felizes para sempre.
A doce e bela Cinderela, ao lado de sua carruagem de abóbora.
Na verdade, Cinderela é um conto bastante antigo e  possui várias outras versões anteriores, como versão grega antes de Cristo e registros na China nos anos 800. Em muitos contos anteriores, Cinderela foge de seu pai, que quer casar-se com a própria filha, pois ela lembra sua falecida esposa.
Além do mais, a história é mais violenta, pois quando o príncipe chega até a casa da Cinderela para calçar o sapatinho nela, as irmãs invejosas faziam de tudo para o amor não se concretizar.
Em outras versões, Cinderela chega até a assassinar a sua primeira madrasta para que seu pai pudesse se casar com a empregada, que posteriormente viria a se tornar a madrasta do mal.

Como podemos perceber, a verdadeira história da Cinderela é trágica ao invés de um lindo conto de fadas.
A versão mais próxima da atual é de Charles Perrault e dos irmãos Grimm, que conta com a carruagem de abóbora e os lindos sapatinhos de cristal.

17 comentários:

  1. nossa essa história de antes de cristo eu não conhecia, realmente é trágica, e foge do conto de fadas que era pra ser ne? mas nem toda história ée perfeita mesmo, adorei saber mais da história da cinderela, sempre adoreeei =) *-*
    beeeeijos, visita?
    fazendohistooria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      De primeira mão, também fiquei um pouco intrigado com verdadeira história desse conto.
      É até difícil de acreditar, que a Disney e outros escritores tomaram como base uma história tão trágica para escreverem os contos infantis que a grande maioria conhece.

      Branca de Neve também foi baseado em uma dessas histórias.
      http://mundopacato.blogspot.com/2013/07/a-verdadeira-historia-da-branca-de-neve.html

      Legal loola, pode deixar que vou acessar seu blog.

      Excluir
    2. Caraca sempre gostei de cinderela mas é vdd uma história trágica dela mas uma amiga minha tinha dito que as irmãs dela filhas da madrasta tinham cortado o pé para o sapatinho caber

      Excluir
    3. Caraca sempre gostei de cinderela mas é vdd uma história trágica dela mas uma amiga minha tinha dito que as irmãs dela filhas da madrasta tinham cortado o pé para o sapatinho caber

      Excluir
  2. Muito interessante o seu blog, é legal saber de outras versões além do contínuo "Felizes para Sempre". Parabéns!
    http://cadevocealice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, é muito interessante descobrir as origens desses contos antigos cheios de mistério.

      Excluir
  3. Nem entendi nada,primeiro ela foge,depois volta de novo para matar a madrasta? Estranho,nada ve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Niza, na verdade são versões diferentes.
      Em uma versão ela foge do pai, que queria se casar com ela.
      Em outra, ela mata a primeira madrasta, para que o pai pudesse se casar com a empregada, que no final acaba se transformando na madrasta má.

      Excluir
  4. Podia ser mas enteressante :/

    ResponderExcluir
  5. Olha eu queria algo com mais terror mas é bem fraco essa história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As versões originais não são de terror. Mas, deve existir versões desse gênero também.

      Excluir
  6. Muito interesante essa verdadeira historia da cinderela nao e

    ResponderExcluir
  7. Tem uma outra versão que quando o principe chega á casa de Cinderela para que ela experimente o sapatinho uma das irmãs cortam o próprio calcanhar para que o sapato caiba, mas devido ao sangue no pé um passarinho começa a bicar e é descoberta a farsa o mesmo ainda cega seus olhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a versão dos Irmãos Grimm e particularmente a minha versão favorita. Essa versão contém uma aveleira, 3 noites de baile com vestidos de ouro e prata, ervilhas, cinzas...
      Não existe uma versão original, essa chamada de original também é uma das inúmeras versões.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Nossa a verdade é que as mulheres sempre foram abusadas sexualmente, nos contos são revelados de uma forma leve, mas é isso desde o começo do mundo que as mulheres são desvalorizadas e abusadas. Lamentável.

    ResponderExcluir