domingo, 18 de agosto de 2013

A verdadeira história da Bela e a Fera

Assim como outros contos de fadas, A Bela e a Fera é um conto bem antigo que ao longo do tempo foram surgindo diferentes versões adaptadas a determinadas culturas e épocas, mas o tema central em si, é basicamente o mesmo para todas as versões. Ou seja, é um dos poucos contos que não foi tão distorcido ao longo dos tempos, como aconteceu nos contos de Chapeuzinho Vermelho e Bela Adormecida. Entretanto, a verdadeira história da Bela e a Fera ainda é um mistério, segundo historiadores, existem histórias datadas do início da era cristã.

As primeiras passagens escritas do conto "A Bela e a Fera" foram feitas durante a Idade Média, entre os séculos XVI e XVII, mas foi apenas no século seguinte que o conto foi oficialmente publicado, pela francesa Gabrielle-Suzanne Barbot de Gallon de Villeneuve, logo em seguida outros autores, como o italiano Gianfranceso Straparola e pelo também francês Charles Perrault, também contribuíram com suas versões (nota-se que a grande maioria dos contos de fadas, ganharam vida na Idade Média).
As versões pioneiras vieram da tradição oral, que retratava a história entre uma linda jovem e uma Fera, cuja sua aparência seria o resultado de uma maldição por ter seduzido uma pequena órfã. A maldição da pedofilia é quebrada graças ao amor e ao perdão de uma linda jovem chamada Bela. Quando isso acontece, a Fera volta a ser um homem.
Apesar do conto ser antigo, o conto ainda passa uma mensagem que muitas pessoas admiram: o amor não é feito apenas da beleza exterior, mas também pelo amor intrínseco, como a personalidade e o caráter das pessoas.

Muitos filmes, peças teatrais e animações reproduziram uma adaptação do conto. Atualmente no mundo dos cinemas, Emma Watson protagonizou a linda Bela, no filme de 2017 produzido e distribuído pela Disney.

4 comentários:

  1. Realmente, achei muito interessante, pois sou fascinada por este conto desde da minha infância, nunca pensei que haveria "pedofilia" no meio de uma historia tão bonita.... além de passar uma bela mensagem "o amor não é feito apenas da beleza exterior, mas também pelo amor intrínseco, como a personalidade e o caráter das pessoas" a qual vive me encantando... mesmo que não tenham descobrido o conto original, me revelou coisas que não sabia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a história é muito boa!! Esse post em específico vai ser publicado em um livro da Editora Saraiva.
      Muito obrigado!! Esperamos você e mais comentários no blog. Abordamos a verdadeira de muitos outros contos de fadas.
      http://www.verdadeirahistoria.com.br/search/label/Contos

      Excluir
  2. muito legal gostei muito espero ter do joao e maria essa historias estao erradas desculpa por falar isso mais e verdade tchau bjs e desculpa (me responda)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdadeira história do João e Maria: http://www.verdadeirahistoria.com.br/2014/05/a-verdadeira-historia-de-joao-e-maria.html

      Excluir