quarta-feira, 6 de maio de 2015

A verdadeira história do Dia das Mães

Assim como as mulheres, as mães também merecem um espaço especial nesse site, pois são elas as responsáveis por nos carregar durante nove meses dentro de sua barriga e dar à luz a uma nova vida.
Somente as mães têm a paciência de tolerar as infrações cometidos pelos filhos e protegê-los independente da situação que eles estiverem. A proteção é tanta que, em certos momentos, em vez de ajudar, as bajulações podem vir à atrapalhar na própria educação dos filhos.
No entanto, esse pequeno detalhe não prejudica o respeito merecido que todos deveriam ter pelas mães.
O ponto essencial aqui não é criticar os pontos negativos de uma mãe, o objetivo é homenagear essas grandes mulheres. Como homenagem, resolvemos revelar a verdadeira história do Dia das Mães.


Quando é comemorado o dia das mães?

O dia das mães é comemorado no segundo domingo mês de Maio, em alguns países como em Portugal, a data é comemorada no primeiro domingo de maio.


A origem do dia das mães

A mais antiga comemoração desse dia especial ocorreu na Antiga Grécia, com a Mitologia Grega, em homenagem à Reia, uma deusa Titânica, irmã dos Cíclopes e filha de Urano e Gaia.
Reia é considerado a mãe de todos os deuses, por ser mãe grandes deuses do Olimpo, como Zeus, Poseidon e Hera.
Entretanto, até o século XIX não existia nenhuma data específica para comemorar o dia dessas grandes mulheres. O dia das mães que conhecemos, surgiu apenas em 9 de maio de 1914, nos EUA.
Anna Jarvis foi a idealizadora na oficialização dessa data, através de um memorial criado em homenagem à sua mãe falecida, que lutou contra a morte de crianças e para melhorar as condições dos feridos da Guerra da Secessão.
A intenção da celebração não era apenas homenagear uma mãe, mas todas as mães espalhadas por todo o mundo. Anna Jarvis, obteve sucesso com uma resolução americana aprovada do ano de 1914, e a partir desse ano, todo o segundo domingo do mês seria comemorado o Dia das Mães.
No Brasil, essa data foi oficializada em 1932, no governo de Getúlio Vargas, a pedido de um grupo feminista. Essa iniciativa que deu certo, fazia parte de uma estratégia para valorização e importância das mulheres na sociedade.

Dia das mães na atualidade

O dia das mães se tornou uma data muito importante para a economia, pois é a segunda melhor data para o comércio, perdendo apenas para o Natal. Muitos filhos fazem questão de comprar um presente para a querida mãe.
Percebendo que a sociedade aproveitou-se dessa data para alavancar o comércio. Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentando que sua luta pela homenagem veio a se tornar mais um instrumento para movimentar a sistema capitalista.

E você caro leitor, já comprou o presente ou já preparou algo especial para sua querida mãe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário