segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A verdadeira história de Pocahontas

No ano de 1995 e 1998, a Walt Disney lançou dois filmes de romance em animação chamado Pocahontas, que contava a vida de uma bela mulher da tribo Powhatan, localizada na Virgínia, EUA.
No filme da Disney, um navio colonial inglês comandado por John Smith chega em terras americanas atrás de ouro. Antes de chegar em terras americanas, o navio é pego por uma grande tempestade fazendo com que o navio naufrague. O inglês vai explorar o "novo mundo", repentinamente encontra a bela Pocahontas e logo se apaixonam. A relação entre os dois foram marcados por vários conflitos entre a tribo de Pocahontas e os tripulantes ingleses. Em uma dessas batalhas, John Smith acaba tomando um tiro para salvar o chefe da tribo, então é obrigado a deixar o novo mundo para salvar sua vida.
Já na Inglaterra, o Rei envia um diplomata chamado John Rolfe para negociar a paz com a tribo, Pocahontas vai até a Inglaterra representando o chefe da tribo. A índia acaba se apaixonando por Rolfe também, já na Inglaterra ela descobre que seu primeiro amor está vivo, mas acaba se casando com Rolfe e voltando para tribo juntos para viver felizes para sempre.

Assim como a grande maioria dos contos de fadas, a verdadeira história não acaba com um final feliz.
  1. Primeiro: Pocahontas e Smith não se apaixonaram, Smith era um dos líderes coloniais que teve sua vida salva por Pocahontas.
  2. Segundo: a bela jovem foi mantida prisioneira por mais de um ano em Jamestown (Virgínia) com apenas dezesseis anos pelos colonos ingleses. Durante o período na prisão, o inglês John Rolfe demonstrou interesse pela bela jovem e ofereceu o casamento como forma de liberdade, que sem saída aceitou. Na prisão, Pocahontas aprendeu o inglês e se converteu para o Cristianismo, com o nome de Rebecca. Logo, ela teve seu primeiro filho com o inglês e foram para Inglaterra. Meses mais tarde, o casal resolve voltar para a América, mas uma doença de Pocahontas durante a viagem obriga o navio a voltar, já na Inglaterra Pocahontas não resiste a doença e veio a falecer. 

O mais curioso é que o ex-presidente norte americano George Bush é descendente de Rolfe e entre as pessoas descentes de Pocahontas, destaca-se Nancy Reagan (esposa do ex-presidente Ronald Reagan).

Depois de sua morte, vários romances baseados em sua história foram escritos, sendo que todos retratavam um romance entre Smith e Pocahontas. A maioria, ainda, tratava John Rolfe como um vilão, que teria separado os dois e casado com Pocahontas à força.

2 comentários: