sábado, 15 de março de 2014

Verdadeira História da Mulan

Baseada em uma lenda muito famosa chinesa, Mulan, conta a história de uma jovem chamada Hua Mulan que se disfarçou de guerreiro, para substituir seu velho pai do Exército chinês para lutar na guerra, ela lutou bravamente sem ninguém descobrir ao lado de homens por 12 anos e ganhou grande mérito. Apesar de suas grandes conquistas ela recusou as várias recompensas oferecidas, inclusive uma delas era o cargo de oficial do Exército Chinês, e se retirou para sua cidade natal junto de sua família. Já em casa, os companheiros de guerra se surpreendem ao saber que o fantástico guerreiro era uma mulher.
Existem outras versões mais trágicas e românticas em que a protagonista não termina em um final feliz.

A obra é originalmente um poema chinês escrito no século VI, durante a Dinastia Tang. Boa parte do conteúdo original foram perdidos e não se sabe concretamente se a história baseou-se em fatos verídicos.
Com o passar do tempo, a história se popularizou na China, por ser uma das primeiras obras na história da China a demonstrar a igualdade entre os sexos, algo que na época era praticamente impossível.
Podemos fazer até uma breve assimilação com a Joana d'Arc, algumas pessoas até arriscam a chamar Mulan de Joana d'Arc do oriente.

Uma das adaptações que tornaram a história famosa no ocidente, foi a super produção da Walt Disney em 1998. A adaptação foi um grande sucesso de arrecadação e foi um dos filmes mais vistos nas telonas daquele ano.

Muitos adoram a Mulan, principalmente pelo fato dela enaltecer valores importantes, tais como honra, lealdade, respeito, perseverança, coragem e orgulho! Esse orgulho não é um sentimento qualquer, é um sentimento por parte de um povo, de uma nação, de um exército ou de uma cultura! Tudo isso fica bem nítido na canção do filme "Não vou desistir de Nenhum".
A música possui um magnífico refrão: "Seremos rápidos como um rio, com força igual a de um tufão, na alma sempre uma chama acesa, que a luz do luar nos traga inspiração...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário