terça-feira, 17 de março de 2015

A verdadeira história dos Irmãos Grimm

Os Irmãos Grimm são os responsáveis pela criação de boa parte dos filmes da Disney, pois foram eles os verdadeiros criadores de vários contos de fadas que conhecemos atualmente, como Branca de Neve, Rapunzel, Cinderela, A Princesa e o Sapo, etc., que posteriormente foram reproduzidos pela Walt Disney, porém em versões mais infantilizadas e adaptada á cultura atual, comparado às versões originais.
Pensando nisso, por qual motivo a Disney resolveu trabalhar em cima de vários de seus contos!? Para revelar essa verdadeira história, dedicamos um lugar especial neste site, para esses grandes irmãos.

A verdadeira história dos Irmãos Grimm
Jacob Grimm e Wilhelm Grimm nascerem no final do século XVIII, em Berlim Alemanha.
Como os irmãos exerciam a mesma profissão de linguistas, poetas e escritores, eles dedicaram boa parte de suas vidas, criando várias fábulas infantis, baseados em vários contos populares e folclores existentes na antiga Europa Medieval.
A inspiração para criação dos contos de fadas
Os principais fatores para criação dessas fábulas, foram o surgimento do Romatismo e a valorização da cultura popular no século XIX, que até então estavam esquecidas.
Na universidade, os irmãos se interessaram pelo folclore alemão e iniciaram uma pesquisa, com objetivo de estabelecer uma metodologia de coleta de dados sobre os contos populares que deram origem aos estudos dos folclores existentes naquela época.
Ou seja, muitos dos contos abordados nas publicações dos irmãos já existiam, como Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, ambos criados originalmente por Charles Perrault.
Em 1812, os irmãos publicaram o primeiro livro, contendo 86 contos populares, que ganharam grande destaque em proporções mundias.
Até mesmo o nazista alemão Hitler, utiliza os contos dos irmãos como parte de sua política racial, incentivando as crianças a procurarem parceiros com raça pura.

Por que a Disney reproduziu em filmes, vários dos contos dos Irmãos Grimm?
As versões adaptados por Grimm que serviram de inspiração para a Disney, para o desenvolvimento de filmes baseados em contos de fadas.

Percebendo o grande sucesso das fábulas dos irmãos, a Disney viu uma oportunidade para escapar da falência em plena Segunda Guerra Mundial. O primeiro filme em animação produzido pela Disney, inspirado nos contos de Grimm, foi A Branca de Neve e os Sete Anões, em 1934. Com a chegada da Segunda Guerra, as vendas de bilheterias caíram drasticamente, e em 1950, o filme em animação da Cinderella foi lançada e provou ao mundo que o filme em animação baseados em contos de fadas, ainda poderia fazer sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário