quarta-feira, 26 de março de 2014

A verdadeira história da Rapunzel

Rapunzel é outro conto famoso da Disney que não podemos deixar de lado em retratar um pouco de sua origem e verdadeira história. Quem também nunca ouviu falar na linda princesa presa no alto de uma torre de um castelo, mantida por uma bruxa malvada, que para se livrar da prisão, usa seu longo cabelo trançado em conjunto da ação de um homem lindo e corajoso?!
Pois é galera, esse conto também não é original da Disney, assim como os outros famosos contos de fadas, a Disney adaptou a história dos Irmãos Grimm de 1812 (até parece que a Disney e esses irmãos possuem um pacto).
Vale ressaltar que o conto também não é original dos Irmãos Grimm, o conto original é da francesa
Charlotte-Rose de Caumont de La Force ou Mademoiselle de La Force escrita no ano de 1698.

Na versão dos Grimm, Rapunzel não é filha de reis como conta a versão da Disney, ela é dada para Bruxa como forma de pagamento de uma dívida de um casal de mendigo, por furtar frutos em suas terras para saciar o desejo da mulher grávida. Já na versão pioneira ela era órfã.

Os longos cabelos da protagonista na versão francesa, são mágicos, e ela acaba usando esse dom para sair da torre e conhecer novas pessoas e lugares diferentes. Em uma dessas saidinhas ela conhece o homem de sua vida que acaba engravidando sem o conhecimento de sua madrasta, porém por pouco tempo, pois os sintomas da gravidez são iminentes. Quando a madrasta descobre, ela corta os cabelos mágicos para Rapunzel não sair mais e empurra o amor de Rapunzel torre abaixo. Como os cabelos são mágicos a personagem consegue salvar seu amor antes que o mesmo esborrachasse no chão, e assim o casal mata a madrasta para viverem felizes para sempre.
Já na versão dos Grimm, difere em alguns pontos:
1) Os cabelos não são mágicos e não crescem de uma hora para outra;
2)A gravidez foi descoberta pela inocência e descuido da protagonista;
3)Rapunzel não salva seu amado da queda, como consequencia ele acaba ficando cego;
4)Ela é amaldiçoada pela bruxa a ficar vagando pelo deserto com seus filhos (gêmeos);
5)O Dom Ruan, acaba encontrando a Rapunzel pela audição com a canção que o intrigara antes de conhecer Rapunzel;
6)O reencontro fez com que Rapunzel chorasse e com suas lágrimas veio a cura da cegueira de seu amado.

4 comentários: