sexta-feira, 19 de julho de 2013

A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho

O famoso conto, relata uma garotinha que está a caminho da casa da Avó para levar uma cesta de comidas, a pedido de sua mãe. No caminho, ela encontra o Lobo Mau, e a questiona para onde estava indo, toda inocente ela diz que estava a caminho da casa da avó doente. O lobo então, engana a menina e chega antes na casa da vovó e a devora inteira (ou simplesmente a tranca em um armário). Quando a Chapeuzinho Vermelho finalmente chega, ela encontra o Lobo disfarçado, e então ocorre o famoso diálogo “Que olhos grandes você tem”, "é pra te enxergar melhor"...E depois que parecia estar tudo perdido, um caçador, lenhador ou algo do gênero aparece e acaba com o lobo mau, salvando a pequena indefesa.

Esse conto foi muito difundido durante a Idade Média e, consequentemente surgiram uma infinidade de versões, a maioria delas, muito mais cruéis que a que conhecemos.

Na realidade, o Lenhador com seu ato heroico infelizmente foi uma invenção posterior, para abrandar a história. E assim como na maioria dos contos originais, as personagens principais acabam se dando mal, em quase todas as versões de Chapeuzinho, tanto a garota quanto a vovó não terminam em um final feliz.
Nas versões ainda mais antigas, o Lobo Mau chega antes na casa da Vovó, a mata e prepara a sua carne dura e velha, para depois convidar a Chapeuzinho para um delicioso jantar. E, claro, depois dessa nutritiva refeição o esfomeado também a devora.

Na versão de Charles Perrault, que é umas das versões mais populares e a versão em que a Disney se inspirou, Chapeuzinho Vermelho – uma moça bem criada – pede instruções para o Lobo Mau para chegar à casa da Vovó. Ele ensina o caminho errado, segue a moça e a devora.

Existem ainda versões calientes desse conto, nas quais Chapeuzinho faz um strip-tease para o Lobo, e foge enquanto ele está distraído no mundo das luas. (como assim Strip-Tease?! Minha infância está sendo destruída). Para sobreviver nessas horas vale tudo, não!?

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Tem outras versões em que o lobo mal esturpra a chapeuzinho vermelho e depois a come

      Excluir
  2. ela era só uma criança como poderia já entender essas coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que foi um instinto de sobrevivência...kkkk

      Excluir
  3. eu vi um que ela fazia sexo com o lobo uehuee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha pois é, em uma história famosa....são feitas tantas versões diferentes e pra todo tipo de público.

      Excluir
  4. Prefiro a história do filme em que ela é o lobo... mais legal.
    Taynara sua versão da Alice é mais legal e mais interessante... gostei

    ResponderExcluir
  5. Que horror... Mais e melhor saber da verdade.. Do que se iludir com a Disney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por trás dos lindos contos de fadas da Disney se esconde uma história sombria.

      Excluir
  6. Nossa cada conto um pior q o outro

    ResponderExcluir
  7. Sou mais a inocencia da Disney... :o

    ResponderExcluir
  8. 100or,q historia maluca!!eu prefiro uma q eu li num livro,dragoes de eter, em q a chapeuzinho e uma bruxa e vai comecar a iniciacao na casa da avo...ela seguia com uma capa branca e um lobo,de verdade n esses q falam(imagine so,um lobo falar) a seguia,mas sua mae tinha posto uma protecao nela q a protegia ate chegar a casa da vovo.. quando ela chegou la o lobo devorou a avo na frente dela e ia pular sobre ela pra ter o mesmo destino quando um cacador q estava por perto e ouviu seus gritos invadiu a tal casa e deu tres tiros no peito do lobo,sujando o lindo capuz da menina de vermelho,com o sangue do animal...desde entao o povo implicante passou a chamar ariane narin,a pobre garota de chapeuzinho vermelho(e como ela odiava o apelido)....e o q era branco se tornou vermelho....

    ResponderExcluir
  9. Já faz um bom tempo em que eu estava vendo vídeos as verdadeiras histórias de contos antigos,e eu achei um da chapeuzinho vermelho e lá não tinha lobo,vó nem caçador chapeuzinho naverdade usava um casaco vermelho que tinha toca e ela vai para uma festa e sua mãe pede para que ela volte sedo mas chapeuzinho sai da festa e já é tarde então ela se lembra de outra coisa que sua mãe falou que não era para ela pasar um um tunel (o tunel é o atalho ) porque tinha homens maldosos lá mas como esta atrasada ela resolveu pasar por lá já que o caminho era mas curto . quando ela passa por lá 4 homens a cercam (e como ela já era uma moça eles poderiam a estrupala ) mas bem naquela hora um carro passou e chapeuzinho pode sair de lá .más quando ela saia na rua esses mesmo homens a perseguiam até que eles descobriram onde ela mora , eles ficaram por ali o dia inteiro até que a mãe de chapeuzinho saiu então eles entraram lá tiraram a roupa dela e a amararam na cama até que seu amigo chega (ele faz o papel de caçador ) quando ele chega ve a amiga naquele estado por sorte ele estava com uma arama e atira nos homens mas tbm leva um tiro e morre quando os policiais chegaram desamaram a menina e levou os corpos para outro lugar . e o resto não me lebro mas eu acho que a mãe dela morre e ela se tranca para sempre em sua casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma versão adaptada bem interessante e criativa!! Obrigado pela contribuição!

      Excluir
  10. Bom pelo o q eu estudei em literatura, vamos fazer assim: vamos trocar o lobo mau por um estrupador, e trocar a fala do comer por sexo... Ou seja, hm estrupador que seguiu "chapeuzinho" estrupou ela e a vó... Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  11. Essa versão em que Chapeuzinho vermelho come a carne da vovó e faz Strip-tease para o lobo é a mais antiga, o nome é A Historia da avó, foi desse conto que Charles Perrault adaptou a sua Chapeuzinho.
    E elas são bastante sombrias porque na época não eram destinadas ao público infantil, até mesmo pq não existia o conceito de infância. Achei várias versões super interessantes.

    ResponderExcluir