sexta-feira, 19 de julho de 2013

A verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho

O famoso conto, relata uma garotinha que está a caminho da casa da Avó para levar uma cesta de comidas, a pedido de sua mãe. No caminho, ela encontra o Lobo Mau, e a questiona para onde estava indo, toda inocente ela diz que estava a caminho da casa da avó doente. O lobo então, engana a menina e chega antes na casa da vovó e a devora inteira (ou simplesmente a tranca em um armário). Quando a Chapeuzinho Vermelho finalmente chega, ela encontra o Lobo disfarçado, e então ocorre o famoso diálogo “Que olhos grandes você tem”, "é pra te enxergar melhor"...E depois que parecia estar tudo perdido, um caçador, lenhador ou algo do gênero aparece e acaba com o lobo mau, salvando a pequena indefesa.

Esse conto foi muito difundido durante a Idade Média e, consequentemente surgiram uma infinidade de versões, a maioria delas, muito mais cruéis que a que conhecemos.

Na realidade, o Lenhador com seu ato heroico infelizmente foi uma invenção posterior, para abrandar a história. E assim como na maioria dos contos originais, as personagens principais acabam se dando mal, em quase todas as versões de Chapeuzinho, tanto a garota quanto a vovó não terminam em um final feliz.
Nas versões ainda mais antigas, o Lobo Mau chega antes na casa da Vovó, a mata e prepara a sua carne dura e velha, para depois convidar a Chapeuzinho para um delicioso jantar. E, claro, depois dessa nutritiva refeição o esfomeado também a devora.

Na versão de Charles Perrault, que é umas das versões mais populares e a versão em que a Disney se inspirou, Chapeuzinho Vermelho – uma moça bem criada – pede instruções para o Lobo Mau para chegar à casa da Vovó. Ele ensina o caminho errado, segue a moça e a devora.

Existem ainda versões calientes desse conto, nas quais Chapeuzinho faz um strip-tease para o Lobo, e foge enquanto ele está distraído no mundo das luas. (como assim Strip-Tease?! Minha infância está sendo destruída). Para sobreviver nessas horas vale tudo, não!?

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Tem outras versões em que o lobo mal esturpra a chapeuzinho vermelho e depois a come

      Excluir
  2. ela era só uma criança como poderia já entender essas coisas

    ResponderExcluir
  3. eu vi um que ela fazia sexo com o lobo uehuee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha pois é, em uma história famosa....são feitas tantas versões diferentes e pra todo tipo de público.

      Excluir
  4. Prefiro a história do filme em que ela é o lobo... mais legal.
    Taynara sua versão da Alice é mais legal e mais interessante... gostei

    ResponderExcluir
  5. Que horror... Mais e melhor saber da verdade.. Do que se iludir com a Disney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por trás dos lindos contos de fadas da Disney se esconde uma história sombria.

      Excluir
  6. Nossa cada conto um pior q o outro

    ResponderExcluir
  7. Sou mais a inocencia da Disney... :o

    ResponderExcluir
  8. 100or,q historia maluca!!eu prefiro uma q eu li num livro,dragoes de eter, em q a chapeuzinho e uma bruxa e vai comecar a iniciacao na casa da avo...ela seguia com uma capa branca e um lobo,de verdade n esses q falam(imagine so,um lobo falar) a seguia,mas sua mae tinha posto uma protecao nela q a protegia ate chegar a casa da vovo.. quando ela chegou la o lobo devorou a avo na frente dela e ia pular sobre ela pra ter o mesmo destino quando um cacador q estava por perto e ouviu seus gritos invadiu a tal casa e deu tres tiros no peito do lobo,sujando o lindo capuz da menina de vermelho,com o sangue do animal...desde entao o povo implicante passou a chamar ariane narin,a pobre garota de chapeuzinho vermelho(e como ela odiava o apelido)....e o q era branco se tornou vermelho....

    ResponderExcluir
  9. Já faz um bom tempo em que eu estava vendo vídeos as verdadeiras histórias de contos antigos,e eu achei um da chapeuzinho vermelho e lá não tinha lobo,vó nem caçador chapeuzinho naverdade usava um casaco vermelho que tinha toca e ela vai para uma festa e sua mãe pede para que ela volte sedo mas chapeuzinho sai da festa e já é tarde então ela se lembra de outra coisa que sua mãe falou que não era para ela pasar um um tunel (o tunel é o atalho ) porque tinha homens maldosos lá mas como esta atrasada ela resolveu pasar por lá já que o caminho era mas curto . quando ela passa por lá 4 homens a cercam (e como ela já era uma moça eles poderiam a estrupala ) mas bem naquela hora um carro passou e chapeuzinho pode sair de lá .más quando ela saia na rua esses mesmo homens a perseguiam até que eles descobriram onde ela mora , eles ficaram por ali o dia inteiro até que a mãe de chapeuzinho saiu então eles entraram lá tiraram a roupa dela e a amararam na cama até que seu amigo chega (ele faz o papel de caçador ) quando ele chega ve a amiga naquele estado por sorte ele estava com uma arama e atira nos homens mas tbm leva um tiro e morre quando os policiais chegaram desamaram a menina e levou os corpos para outro lugar . e o resto não me lebro mas eu acho que a mãe dela morre e ela se tranca para sempre em sua casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma versão adaptada bem interessante e criativa!! Obrigado pela contribuição!

      Excluir
  10. Bom pelo o q eu estudei em literatura, vamos fazer assim: vamos trocar o lobo mau por um estrupador, e trocar a fala do comer por sexo... Ou seja, hm estrupador que seguiu "chapeuzinho" estrupou ela e a vó... Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  11. Essa versão em que Chapeuzinho vermelho come a carne da vovó e faz Strip-tease para o lobo é a mais antiga, o nome é A Historia da avó, foi desse conto que Charles Perrault adaptou a sua Chapeuzinho.
    E elas são bastante sombrias porque na época não eram destinadas ao público infantil, até mesmo pq não existia o conceito de infância. Achei várias versões super interessantes.

    ResponderExcluir