segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A verdadeira história da Princesa e o Sapo

O título original da Princesa e o Sapo, originou-se na Alemanha, intitulado O Rei-Rã ou o Henrique de Ferro, mas em português o personagem se popularizou como sapo e não rã.

Nas versões populares, como a da Disney, a transformação do sapo para um príncipe acontece com um beijo de uma jovem de origem humilde e negra, porém, na versão original dos Irmãos Grimm o encanto se quebra apenas quando a princesa arremessa o sapo contra a parede! Pois é, o sapo virou príncipe depois de uma bela porrada e não com um belo e meloso beijo.
Pelo menos o sapo não morre, deixando a história menos trágica que outros contos já abordados nesse blog.

Na história original, o príncipe sapo conhece a princesa, em um resgate de uma bola em que a princesa perdera em um lago profundo. O príncipe sapo propõe o resgate da bola para princesa, mas como troca, a princesa deveria ficar com o sapo, dando abrigo e comida para ele.
Sem saída, a princesa aceita o acordo e assim o sapo resgata a bola. Entretanto, a princesa não cumpre com o acordo e vai embora para o castelo. O sapo vai até o castelo e insiste para que a princesa cumpra sua parte do acordo.
O Rei e pai da princesa, percebe a desentendimento e questiona o que estaria acontecendo. Após saber da situação, o rei obriga a princesa a cumprir sua parte no acordo pactuado anteriormente.
Em seu quarto, a princesa com raiva, pega o sapo e o arremessa com toda força contra a parede. Para sua surpresa, o sapo arremessado não morreu, mas se transformou em um lindo príncipe.
No dia seguinte, nas portas do castelo, o escudeiro chamado Henrique, estava esperando o Príncipe para levá-lo de volta ao seu reino.

Além da diferença na forma de transformação do sapo para príncipe, a história difere bastante da versão pioneira.
1)Na versão popular da Disney, a transformação do sapo para príncipe, ocorre com um beijo de uma pessoa humilde e negra e não de uma princesa;
2)Ao beijar o sapo príncipe, a jovem garota, acaba se transformando em um sapo também. O feitiço é quebrado apenas quando o príncipe reconhece que, a riqueza não é o fator mais importante na vida, percebe que a amizade e o amor são elementos fundamentais para uma vida. Tal acontecimento, não acontece na versão original.
3)No final, para a infelicidade de muita gente, a princesa e o príncipe não terminam juntos como um casal, que vivem felizes para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário