sexta-feira, 27 de março de 2015

A verdadeira história do Céu

Aproveitando o post sobre o inferno neste blog, resolvemos abordar o lado oposto desse lugar temido por muita gente. Dessa vez, será abordada a verdadeira história do céu e revelar como foi criado todo essa crença de paraíso e reino da paz desejado por muitos após a morte.

Céu no Cristianismo
Já em termos religiosos, o céu para o Cristianismo é um lugar sagrado e cosmológico, onde os deuses, anjos, santos e outros seres celestiais vivem.
No século II, Santo Irineu declarou que céu e paraíso não seriam os mesmos lugares. O céu seria o local apenas para os dignos de valor, enquanto os outros viveriam no paraíso e em Jerusalém. Outro teólogo chamado Orígines também defendia essa distinção, descrevendo o paraíso como uma escola para os mortos honrados e dignos, com objetivo de prepará-los para subir aos céus.

Quando Jesus Cristo ressuscitou após o terceiro dia de sua morte, ele subiu aos céus, ou seja, de acordo com a Teoria de Orígines, ele era um homem digno de valor! Alguém ai dúvida disso?

Céu na Mitologia
Na mitologia, o Céu é um Deus chamado Urano, que originou-se através da Deusa Gaia, a Terra.
Mesmo que parantes diretos, Céu e Terra se reproduzem e da a vida a vários seres, como os Titãs e os Ciclopes. Apesar de serem filhos do Céu, ele odiava tanto seus filhos que mantinha-os presos no interior da Terra (Gaia). O filho mais novo Cronos, se rebela contra o pai e corta seus os órgãos reprodutivos. O sangue derramado no oceano, fecundaram na Terra, dando origem a mais outros seres, já os testículos lançados ao mar, deu origem a Deusa Afrodite.
Muito bizarro a história mitológica, não!?
A verdadeira história do céu
O céu nada mais é do que o panorama obtido da superfície do planeta Terra ou da superfície algum outro corpo celeste.
Por que o céu é azul?
Vivemos em um mundo cheio de dúvidas, pois muitas das coisas que existe em nosso planeta, não fazemos ideia de sua origem. Uma dessas dúvidas está bem acima de nossas cabeças, a imensidão do céu e sua coloração maravilhosa, o azul (quando ensolarado, é claro). Mas por qual motivo, quando o dia está limpo, a cor do céu fica azul?
A explicação dessa questão pode ser explicado com um fenômeno físico que ocorre na atmosfera. Quando os raios solares atingem a atmosfera, não possuem apenas uma única cor, possuem várias outras tonalidades, porém cada um, com um comprimento de onda específico. A luz azul tem uma frequência que é muito próximo da frequência de ressonância dos átomos. Nesse sentido, a luz azul movimenta os elétrons nas camadas atômicas da molécula com muito mais facilidade do que outras cores. Isso provoca um atraso na luz azul que é re-emitida em todas as direções, dando a coloração azul no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário