quinta-feira, 25 de julho de 2013

Motivos para tomar café

O café é umas das bebidas mais tradicionais e mais consumidas no Brasil, famoso por ser estimulante, não pode faltar na casa e nem no trabalho, para muitos o consumo se integrou na rotina do brasileiro.
Na década de 80 o café chegou a ser segunda mercadoria mais negociada no mundo em termos monetários, atrás apenas do petróleo. Atualmente, o Brasil ainda detém a primeira posição na produção de café.
Existem vários boatos de que o café faz mal para saúde, outros dizem que faz bem. Nesse sentido, já que tanta gente toma café, estarei destacando alguns benefícios que o café pode trazer para seus apreciadores.

  1. Café tira o sono: Vale ressaltar que o consumo elevado, pode afetar a qualidade do sono e agravar os sintomas de insônia, devido a cafeína. "cafeína faz com que o sistema nervoso seja acionado, levando as glândulas a liberarem adrenalina, o coração a bater mais rápido e o sangue a ganhar mais glicose, provocando aumento da concentração e estado de alerta", relata a nutricionista do programa de Educação Nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais. Geralmente os universitários que trabalham, o café é uma bebida essencial para conciliação dos estudos com o trabalho, assim como os caminhoneiros que ingerem alta quantidade para se manterem acordados.
  2. Cafeína deixa mais atento: a cafeína age sobre a descarga das células nervosas e a liberação de neurotransmissores e da adrenalina. Além disso, pode produzir substâncias que agem como fonte de energia no lugar do glicogênio muscular, fazendo com que o músculo fique mais resistente à fadiga. Como podemos ver, existem vários benefícios para quem consome café que podem contribuir para um melhor desempenho nos estudos e trabalho.
  3. Café ajuda a perder peso: o café ajuda a aumentar o metabolismo do corpo, facilitando a queima de calorias. Mas pelo amor de Deus, essa não é a melhor forma para perder peso, não vá viver apenas de café. A melhor forma para perder peso ainda é prática de exercícios atrelada a uma alimentação saudável. O café pode ser apenas um auxílio para que o metabolismo trabalhe mais rápido. 
  4. Café pode melhorar a dor de cabeça: a cafeína de uma xícara de café forte pode auxiliar no alívio da dor, se ingerida nos primeiros momentos da enxaqueca. Segundo pesquisadores, o alívio ocorre, devido a cafeína ser uma substância vasoconstritora, que pode contribuir a combater os efeitos dolorosos da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça. Nesse sentido, está explicado o motivo de muita gente recomendar tomar café quando está com aquela dor de cabeça, além de muitos medicamentos para dor de cabeça conter cafeína em sua fórmula.
  5. Café contribui na prevenção de doenças cardíacas: a publicação de um estudo realizado por pesquisadores do Centro Médico Beth Israel, em uma revista chamada "Circulation: Heart Failure", demonstrou que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui em até 11% as chances de uma pessoa desenvolver insuficiência cardíaca. A cafeína age no controle dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo a oxidação do colesterol ruim (LDL). Além da cafeína, outras substâncias presentes na bebida, como os ácidos clorogênicos, podem reduzir a incidência de diabetes. 
  6. Café melhora o humor:  a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central e age bloqueando os receptores de adenosina, situadas nas células nervosas. Mas se consumido em excesso, isso pode se transformar em irritabilidade e nervosismo. Agora segue uma dica, se você é daqueles que vive de mau humor, deve tomar uma garrafa de café por dia, quem sabe melhore seu humor.
  7. E claro, um cafézinho é indispensável nos dias mais frios, além de manter acordado, o café quentinho ajuda a esquentar o nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário