sexta-feira, 5 de julho de 2013

A cidade do futuro

Estamos na era em que a tecnologia é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento e inovação de novos produtos e serviços. A todo momento surge uma coisa nova, uma atualização, que mal conseguimos acompanhar.
Pouco tempo atrás, surgiram os celulares smarts, logo em seguida veio as televisões smarts, carros, etc.

Entretanto, o mais ousado smart, ainda está por vir, uma cidade inteira nesse novo padrão torna-se realidade, a cidade do futuro.
As cidades de Songdo, na Coreia do Sul, e de Masdar, nos Emirados Árabes, estão sendo construídas com base nos conceitos de "smart".

A cidade inteligente sul coreana  localiza-se a 65 km de Seul e possui um território de 6 km² à beira-mar. O governo vai investir aproximadamente US$ 80 bilhões para criar o município inteligente que, tem por objetivo tornar-se um modelo para outras cidades.
Praticamente tudo vai estar conectado à internet,  até mesmo garrafas de refrigerante terão sensores wi-fi e computarão desconto nos impostos de moradores que jogarem o produto no cesto de reciclagem correto.
As pessoas deverão ter entrada USB,
para acompanhar essa nova tendência.
Outro objetivo é deixar a cidade sem trânsito, para isso as ruas vão possuir sensores no asfalto que analisam o tempo de deslocamento de veículos em engarrafamentos. Sensores também estarão presentes em postes de iluminação pública para diminuir a intensidade das luzes quando não houver nenhuma pessoa aos redores.

Já Masdar, será erguida no deserto árabe, em parceria com o MIT e o instituto de ciência e tecnologia local. O governo de Abu Dhabi investiu US$ 22 bilhões na nova cidade que deverá ser inaugurada em 2025.
Pelo fato de se localizar no meio do deserto, onde há muita incidência de calor, foram desenvolvidas painéis de energia solar que ficam no topo dos prédios para armazenar e gerar toda a eletricidade necessária para a cidade. Além de tudo, como o município foi projetado exclusivamente para pedestres, carros e ônibus elétricos circularão no subsolo.

Quem sabe um dia, o Brasil resolva adotar como modelo em suas cidades. Talvez somente nos sonhos.

Daqui a pouco teremos androids em massa convivendo em nossa sociedade, um pouco medonho não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário