quarta-feira, 17 de julho de 2013

A verdadeira história da Branca de Neve

Sem sombra de dúvidas, Branca de Neve é um dos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Que tal conhecer, a verdadeira história da Branca de Neve?
A versão que conhecemos conta a história da linda princesa, com a pele branca como a neve, que sofre com a inveja de sua rainha pela sua beleza incontestável declarado pelo espelho mágico. Sendo assim, Branca de Neve é obrigada a fugir e exila-se na floresta, na casa dos pequenos sete anões. No entanto, a princesa é enganada pela bruxa a comer uma linda maçã, porém envenenada. Sem poderem fazer muito, os anões a deixam em um caixão de cristal e certo dia um belo príncipe, de passagem pela floresta, a vê e resolve beijá-la. E como todo conto de fadas, o feitiço da bruxa é quebrado e Branca de Neve fica junto com o príncipe e vivem felizes para sempre.

Conheça agora a verdadeira história da Branca de neve:
O primeiro fato curioso sobre esse conto é de que ele possivelmente foi inspirado em fatos reais. Na Idade Média, existiu uma princesa famosa por sua beleza, chamada Margarete von Waldeck. Ela cresceu na região de Waldeck e era detestada por sua madrasta. Felipe II, da Espanha, decidiu casar-se com a bela jovem, mas antes que isso fosse concretizada ela morreu possivelmente envenenada. Os sete anões se referiam ao trabalho infantil, as crianças pequenas trabalhavam nas minas e eram conhecidas como anões.
Muito provavelmente, a história da linda jovem que perdeu a vida cedo demais ganhou força no imaginário popular, sendo posteriormente adaptado pelos irmãos Grimm.
"Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?"
Todos devem lembrar que, nos contos da Disney, a rainha pede ao caçador que mate Branca de Neve e traga como prova o coração da jovem. Na versão original, além do coração, a rainha pede o prato completo, com os pulmões, rins e outros órgãos internos para serem comidos pela rainha.
Como podemos ver, a história não é tão bonitinha e meiga quanto imaginávamos.

No ano de 2012, foi produzida pela Fox Film, uma versão mais próxima da original e protagonizado pela Kristen Stewart.

8 comentários:

  1. Interessante, eu uma vez vi um filme que falava a verdadeira história da Cinderela, mas, da Branca de Neve é a primeira vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, a grande maioria dos contos de fadas da Disney possui uma história obscura.

      Excluir
    2. Sim , são macabros e destruiram a infância de muitos!

      Excluir
  2. Gostei muito da matéria, é interessante saber que por trás de tudo que vemos há coisas sombrias, que nem sequer imaginamos. Fiz um livro a pouco tempo, O RETORNO, um suspense romântico. Atualmente por meio de pesquisas quero fazer um sobre a história da Branca de Neve, na versão que poucos conhecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado do artigo....É realmente muito interessante descobrir que um conto infantil e inocente esconde uma história cruel.
      A Disney e seus mistérios.
      Como mencionei, o filme da branca de neve protagonizada pela Kristen Stewart é uma das versões atuais mais próximas das pioneiras.
      Fiquei sabendo que Del Toro está trabalhando no filme Bela e a Fera, como é de esperar, Del Toro faz trabalhos maravilhosos para um público que não é infantil. O jeito é aguardar.

      Parabéns pela publicação de seu livro, quando estiver com tempo livre, procurarei para ler.

      Excluir
  3. onde posso assisti o filme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As formas corretas seriam: comprar o DVD/BluRay, alugar o mesmo ou esperar passar na TV.
      A forma mais rápida e barata é procurar na internet.

      Excluir
  4. muito macabro pra doido , asmei

    ResponderExcluir