domingo, 12 de março de 2017

A verdadeira história da Marvel

Uma das mais importantes editoras de revistas de Histórias em Quadrinhos (HQ) do mundo sem sombra de dúvidas é a Marvel, editora detentora dos direitos de super heróis famosos, tais como Homem Aranha, Capitão América, Homem de Ferro, X-Men, Hulk e entre outros!! Histórias de super heróis com a Marvel é coisa séria, a editora realmente sabe o que está fazendo.
Desse modo, de tanto que já revelamos as verdadeiras história desses super heróis, não poderia faltar a verdadeira história da Marvel, a editora responsável por criar boa parte dos mais famosos super heróis!

O que é a Marvel?

É uma das maiores, se não a maior editora de histórias em quadrinhos do mundo, pertencente a gigante Walt Disney, desde 2009, depois de adquirir os direitos em uma transação bilionária.
Citar os personagens Homem Aranha, Capitão América, Homem de Ferro e Hulk já é mais que suficiente para mostrar o poder dessa grande editora que carrega uma legião de fãs por todo o mundo! Ao lado da editora está um grande roteirista, a lenda Stan Lee, considerado por muitos como o melhor roteirista de HQs do mundo.
A grande tacada dos últimos tempos é que tanto a Marvel quanto a DC Comics estão investindo pesado nos filmes e realmente está dando muito certo!! Quando algum filme de super heróis dessas editoras estreiam nos cinemas, as filas ficam enormes e a maioria desses filmes são campeões de bilheterias.

Quais os principais super heróis da Marvel?

Com aproximadamente 80 anos de vida, a Marvel já criou mais de 8 mil personagens para filmes e HQs, mas entre os super heróis, o Homem Aranha é o mais popular e o que mais fez aparições nas HQs. Talvez atualmente, com a entrada no mundo dos cinemas, o Homem Aranha tenha sido deixado um pouco de lado, dando lugar ao filantropo e bilionário Tony Stark, o Homem de Ferro e o Capitão América. Tanto é que os principais filmes campeões de bilheterias são Os Vingadores, Os Vingadores 2 e o Homem de Ferro 3. Ou seja, em nenhum desses filmes, o Homem Aranha sequer aparece. Pode ser também que seja apenas uma estratégia da Marvel em tentar promover outros super heróis, o Homem Aranha já teve seu momento e glória.
Já entre as HQs, a Marvel se orgulha de ter o título da HQ mais vendido do mundo, com a obra X-Men, publicado em 1991, com mais de 8 milhões de exemplares vendidos.

A verdadeira história da Marvel

A editora inicialmente não se chamava Marvel, tudo começou com a editora Timely Comics, criada em 1939 por Martin Goodman. A primeira HQ lançada no mesmo ano e intitulada Marvel Comics, tinha o Tocha Humana como o super herói, e foi lá onde ele deu as caras para o público pela primeira vez. No mesmo ano, Goodman contratou o primo de sua esposa Stanley Lieber, como auxiliar de escritório, que depois de alguns anos assumiu o cargo de editor provisório da editora, após a saída do editor Simon, um dos criadores do Capitão América. A partir de então, Stanley adotou o pseudônimo Stan Lee, isso mesmo, o próprio mito Stan Lee!

Em meados de 1950, as editoras passavam por um momento difícil e a Timely alterou seu nome para Atlas Comics, época em que a editora se arriscou publicando revistas para quase todos os gêneros, desde títulos de horror a títulos bíblicos!
Numa tentativa de resgatar a época de ouro das HQs, a editora concorrente DC Comics resolveu lançar a Liga da Justiça, percebendo a boa oportunidade, a Marvel Comics, cujo nome foi alterado novamente em 1961, não poderia ficar atrás e logo lançaram O Quarteto Fantástico. A revista foi um sucesso e serviu de inspiração para criarem outras histórias de super heróis.
Apesar do sucesso do Quarteto Fantástico, o maior sucesso da Marvel ainda estava por vir. Quando o roteirista Stan Lee estava meio chateado de tanto escrever histórias aleatórias e com a guinada do Quarteto Fantástico, Stan Lee começou a criar super heróis com problemas e conflitos sociais como a de um cidadão comum mais próximos da realidade, tais como o Homem Aranha. Desse modo, muitos estudantes começaram a se identificar com tais personagens e a se interessarem ainda mais nessas histórias.

A Marvel e o preconceito

Peter Parker de Home Aranha, por exemplo, era um jovem normal com problemas de auto estima e com muitos outros problemas como a de qualquer outra pessoa, X-Men, por sua vez, retratava o preconceito de um grupo oprimido. Assim como o Homem Aranha e os X-Men, outros personagens foram criados para retratar a diversidade existentes na sociedade, tais como:
  1. Pantera Negra, o primeiro super herói negro do mundo, foi criado em 1966 por Stan Lee;
  2. Estrela Polar, também é o primeiro super herói gay do mundo, ele é filiado aos X-Men e foi criado em 1979.

A Marvel à beira da falência

Na década de 90, outra pesada crise atingiu a Editora Marvel que quase a levaram à falência. Para tentar driblar a crise, dessa vez a editora planejou produzir longas de suas HQs, mas conseguiu se recuperar licenciando filmes para estúdios cinematográficos até que em 2009, em uma transação bilionária, a Marvel Comics foi vendida para a Disney! A estratégia mais uma vez deu certo e a companhia fatura bilhões com seus filmes nos cinemas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário