sábado, 25 de março de 2017

A verdadeira história dos Power Rangers

O que são os Power Rangers?

Power Rangers é uma franquia de filmes, brinquedos e séries de televisão, pertencente à empresa Saban Entertainment.
Power Rangers é um grupo composto por 5 jovens, escolhidos para protegerem a terra do mal, principalmente de invasões alienígenas. Para ajudar no combate do mal, esses jovens receberam os famosos morfadores que possui poder de se transformarem em poderosos guerreiros com suas vestimentas coloridas pra lá de especiais e a usar robôs gigantes, chamado de Zords!
Na primeira temporada da série de TV, os Power Rangers lutam contra a feiticeira Rita Repulsa que estava presa em uma capsula em Marte. Para tentar deter Repulsa e suas crias, o ser supremo intergaláctico Zordon e seu robô Alpha 5 recrutam os jovens para salvar o planeta.
No filme de 2017, a história dos jovens recrutas são abordados com mais profundidade, mostrando os problemas sociais e as dificuldades de cada um, tais como problema de autismo e homossexualismo, algo semelhante ao contexto dos X-Men. Eles acabam usando esses problemas para se unirem e vencer o mal.

A verdadeira história dos Power Rangers

Os Powers Rangers foram criados em 1993, inspirados na série japonesa Super Sentai da Toei Company. 
Os fundadores da empresa norte americana Saban, viajaram para o Japão à negócios em 1985. Enquanto um dos fundadores assistia a série japonesa Super Sentai sem entender uma palavra, percebeu que era isso que eles e os telespectadores norte americanos estavam procurando. Depois de uma negociação com os empresários da Toei Company, a Saban saiu de lá com a licença e direito de usar a ideia no outro lado do planeta. 
Já nos EUA, resolveram alterar os personagens japoneses por personagens ocidentais, reescrever boa parte do roteiro e rebatizar o nome para Power Rangers. Essa mudança foi realizada, pensando que a aceitação do público não seria positiva sob o roteiro original e com personagens orientais.
A adaptação foi recebida com grande sucesso e foi considerado um dos principais elementos da cultura pop no começo da década de 90, sucesso que se transformou em filme no ano de 1995.



No começo dos anos 2000 a franquia começou a perder forças na cultura popular e começou a passar por dificuldades até que em 2001 foi vendida para a Walt Disney. No entanto, em 2009, Haim Sabam
conseguiu recuperar os direitos sobre a franquia depois de quase uma década nas mãos da Disney.

O estilo de Power Rangers

Como já informado, Power Rangers é uma adaptação da série japonesa Super Sentai de 1985.
Naquela época, o estilo dessa série de televisão era algo novo para o público ocidental, na terra do sol nascente, o estilo Tokusatsu estava em seu auge. Esse estilo refere-se à filmes e séries em live action de super heróis, com muitos efeitos especiais, muitas vezes até exagerada. Mas foi assim, que surgiram vários nomes de sucesso além de Super Sentais, tais como Ultraman, Jaspion e Jiraya.
Esse estilo surgiu no Japão depois da Segunda Guerra Mundial. Vendo personagens icônicos e patriotas da Marvel e DC fazendo um enorme sucesso, tais como Capitão América e Mulher Maravilha, O Japão numa tentativa de evitar que estes ganhassem fama em terras japonesas, resolveu criar urgentemente os próprios super heróis diferente dos padrões norte americanos.
A Marvel Comics viu uma oportunidade no negócio de Tokusatsu e tentou firmar uma parceria com a Toei Company, no entanto todos os projetos apresentados por Stan Lee foram rejeitados pelas emissoras e o projeto acabou indo por água abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário