quinta-feira, 28 de abril de 2016

A verdadeira história do Capitão América

O Capitão América é um super herói criado em 1941, por Joe Simon e Jack Kirby, publicadas por uma antiga editora que se incorporou à Marvel Comics.  O sucesso foi tanto que, em 1945 a história foi adaptada em uma série, a primeira adaptação da HQ da Marvel para TV e cinemas. Mesmo depois de mais de meio século de vida, o Capitão América ainda continua fazendo sucesso!


Quem é o Capitão América?

Um dos primeiros super heróis da Marvel, conhecido pelo seu uniforme da cor da bandeira dos EUA com um escudo indestrutível.
O escudo original do Capitão América não era arrendondado como é apresentada nos filmes, desenhos e HQs da atualidade. Inicialmente o escudo era triangular, essa modificação ocorreu a partir da segunda edição.

Vale ressaltar que Capitão América não é incorporado por um único personagem, na verdade existem pelo menos cinco pessoas que já trajaram o uniforme do Capitão América.
O personagem mais famoso por ser o Capitão América foi Steve Rogers, um americano frustrado por ter sido recusado pelo Exército dos EUA. Disposto a ajudar na Segunda Guerra Mundial, ele se voluntariou a ser submetido em um experimento do Exército Norte Americano, que conseguiu grandes habilidades de força, agilidade, resistência e imunidade contra qualquer tipo de doença.

A verdadeira história do Capitão América

Como o próprio nome diz, Capitão América foi criado em plena Segunda Guerra Mundial, utilizado como propaganda de guerra e um dos símbolos para representar o patriotismo norte americano, para conseguir apoio da população na guerra.
O próprio uniforme do super herói traz as cores da bandeira dos EUA, só por esse fato, nem é preciso apresentar outras características para representar o nacionalismo imperialista norte americano. Não suficiente, a primeira edição da HQ foi lançada em 1941, em plena Segunda Guerra e em sua capa, o herói está dando um soco em nada mais e nada menos em Adolf Hitler, o líder Nazista alemão.
A explicação de tanta propaganda é que grande parte de população norte americana era contrário a entrada do país na guerra, e para tentar convencer o povo e conseguir apoio, os líderes apelavam para todos os lados, concedendo benefícios para empresas que fizessem propagandas relacionadas às ideologias políticas norte americanas. Nesse sentido, nem mesmo os desenhos animados escaparam da propaganda de guerra feita pelos EUA, o Pato Donald foi um desses garotos propagandas.

Enquanto a DC Comics possui a Mulher Maravilha trajando roupas nas cores da bandeira dos EUA e como garota propaganda do nacionalista, a Marvel possui o Capitão América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário