quinta-feira, 2 de março de 2017

A verdadeira história da Grande Muralha

Conheçam a verdadeira história da Grande Muralha, a principal atração turística da China e uma das mais importantes construções e exemplos do avançado conhecimento em engenharia do Império Chinês.

O que é a Grande Muralha?

Também conhecido como a Muralha da China, a Grande Muralha é considerado umas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O muro possui uma imensa estrutura milenar que foi construída durante o Império Chinês durante várias dinastias, entre os séculos III A.C até meados do século XV, ou seja, uma construção que durou mais de 1500 anos! Acredita-se que 1 milhão de pessoas tenha trabalhado em sua construção.

A muralha possui mais de surpreendentes 21000 km de extensão e está distribuída entre as regiões nordeste e noroeste da China, cruzando rios, desertos e montanhas. O muro tem em média 6  a  8 metros de altura e uma largura de aproximadamente 7 metros. É a maior estrutura feita pela humanidade! Cada região foi construída com materiais típicos de suas regiões, exitem pedras com  mais de dois metros e com mais de uma tonelada.
A dimensão dessa estrutura milenar é tão grande que se pode ver a quilômetros de distância, mas não do espaço, como diziam por aí, pois sua construção é estreita demais e ainda pra piorar, sua cor se assemelha com o solo, o que dificulta ainda mais sua visualização. Tal feito, só é possível com potentes equipamentos fotográficos, que além da Grande Muralha, outras estruturas também podem ser visualizadas, tais como a Hidrelétrica de Itaipu e as Pirâmides do Egito.

Para que servia a Grande Muralha?

Apesar de hoje servir como atração turística e um dos principais símbolos da China, a Muralha tinha por objetivo principal proteger e aumentar a defesa do império, principalmente contra os povos do norte, tais como os Mongóis e os povos da região da Manchúria. Até hoje a Grande Muralha possui o título de maior estrutura militar de defesa do mundo. A proteção não estava apenas nos muros, mas também servia para intimidar qualquer inimigo que ousasse invadir o território imperial chinês naquela época. Qualquer inimigo que se deparasse com aquele imensidão de construção, pensaria duas vezes antes de invadir aquele território.
Apesar da proteção gigantesca, não intimidou e nem mesmo impediu que os povos mongóis e outros povos de invadirem e ameaçarem o Império Chinês. O famoso imperador Mongol Genghis Khan, conseguiu derrotar o exército chinês com sua imponente estrutura militar defensiva em plena construção!

Para alguns supersticiosos, a Muralha não servia apenas para se protegerem de outros povos, mas sim de criaturas míticas. No filme A Grande Muralha de 2016, em que Matt Damon é o protagonista, as criaturas despertam a cada 60 anos e a Muralha, junto de seus guerreiros é a única barreira que mantém as cidades chinesas seguras.
A muralha também serviu como referência para vários filmes e animações, tais como no anime Dragon Ball Z, com o longo e quase infinito Caminho da Serpente, em que o personagem Goku percorre para chegar até o Sr. Kaioh.

A verdadeira história da Grande Muralha

Apesar de muito se falar de que a Muralha foi construída essencialmente como uma forma de proteção contra os povos vizinhos, na verdade quando a Muralha começou a ser construída, o Império Chinês não corria nenhum tipo de perigo, vivia um tempo de prosperidade e soberania na região.
A ideia inicial desse projeto ousado era a prevenção de ataques futuros e de principalmente pelo imperador gostar de grandes estruturas e projetos. 
Outro fator está atrelado a forma de castigo, pois boa parte dos prisioneiros eram enviados para ajudarem na construção da Muralha, fato que boa parte da mão de obra utilizada lá, eram de prisioneiros e escravos. Muitos dos trabalhadores que eram enviados para lá acabavam morrendo, pelas condições precárias de trabalho.
Apesar do sistema monstruoso militar defensivo, a Grande Muralha perdeu sua função estratégica militar depois de um ou dois séculos depois de sua conclusão, devido ao avanço do Império Chinês ao norte. Atualmente é considerado como um dos símbolos mais importantes e a maior atração turística da China!

Nenhum comentário:

Postar um comentário