segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A verdadeira história do Tarzan

A verdadeira história do Tarzan.
Tarzan é um personagem fictício criado em 1912 pelo escritor norte americano Edgar Rice Burroughs. O escritor teria se baseado em outras histórias semelhantes, do homem sendo criados por animais. Algumas dessas histórias é a história de Mogli e a história mitológica literária de Rômulo e Remo, em que ambos teriam sido criados por lobos e posteriormente fundariam a antiga Roma.

A verdadeira história do Tarzan é que seu verdadeiro nome não é Tarzan e sim John Clayton. O nome Tarzan, seria o seu nome macaco que significa "pele branca", um nome fictício atribuído ao personagem dentro de um mundo imaginário.
Tarzan é filho de aristocratas ingleses que foram abandonados na costa africana após um motim no navio que o transportavam. Ainda em sua infância, os pais de Tarzan faleceram, a mãe, morrera por causas naturais, já o pai, foi assassinado pelo chefe do grupo dos macacos em que Tarzan posteriormente viveria.

Por viver tanto tempo na selva, Tarzan teria adquirido algumas características únicas, como a possibilidade de se comunicar com animais e habilidades físicas superiores dos atletas do mundo real.
Além de tudo, o escritor faz questão de destacar sua aparência de cabelos longos e olhos cinzentos, com corpo atlético e alto. A partir dessas informações, pode-se perceber que a filosofia de Tarzan abraça uma forma extrema de retorno à natureza. Embora ele seja capaz de sobreviver no seio da sociedade como um indivíduo civilizado, ele prefere "retirar-se da fina camada da civilização" e retornar para a vida selvagem.
No período em que a obra foi escrita, a selva poderia ser descrita como um microcosmo em relação ao mundo em geral. A escalada de Tarzan na hierarquia social, prova que o homem branco europeu é o mais dominante de todas as raças e sexos, não importando qual seja a situação.


Já adulto, o personagem acaba encontrando Jane, "o amor de sua vida". Ela teria sido abandonada com seu pai e outros, na mesma região em que Tarzan foi abandonado. Depois disso, todo mundo já sabe, eles se apaixonam, ele vai atrás do seu amor na América, retornam para a Africa e vivem felizes para sempre.
História que conhecemos do filme em animação da Disney e outros filmes que contam um pouco da vida do homem da selva mais famoso do mundo.

Outra verdadeira história do Tarzan é que sua história recebeu duras críticas de racismo nos últimos anos, devido às mudança dos costumes sociais. Nos primeiros livros publicados, os nativos africanos e negros, são estereotipados como inferiores em relação aos suecos e russos.
Uma segunda polêmica que também ronda nessa história, é a violência contra as mulheres. Apesar do personagem principal não violentar fisicamente nenhuma mulher, outros personagens masculinos de uma tribo fictícia, utilizam a violência contra as mulheres para ganhar domínio social de sua tribo.


7 comentários:

  1. Adoro essas historias de contos, são bem legais. :D

    ResponderExcluir
  2. bom saber mais,pois eh uma historia muito legal.
    Gustavo Augusto http://www.gustavoinfol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. cara dmais teu syte ja pensou em ser youtuber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alex, já temos um canal no Youtube! Passa lá pra dar uma olhada e se inscreva no canal! https://www.youtube.com/channel/UCEDUdjHjEGt13LDJHZYhrZQ

      Excluir