terça-feira, 9 de agosto de 2016

A verdadeira história do Coringa

Hoje vamos apresentar a verdadeira história do Coringa, um dos vilões mais famosos do mundo!!!
A competição entre as duas grandes editoras de super heróis DC e Marvel sempre foram muito acirradas no quesito heróis, as vezes até a Marvel possa levar um pouco de vantagem, porém ao falar de vilões, a DC Comics sai muito bem a frente da Marvel no quesito popularidade, pois citar apenas os vilões Coringa e Lex Luthor já é um motivo de sobra para dizer que os vilões da DC são superiores.
E justamente por esse motivo, revelaremos a verdadeira história de um dos vilões mais famosos do mundo, o Coringa!

O que é o Coringa?

Ele é um gênio do crime, louco e psicopata com um humor sádico doentio, que gosta de ser o centro das atenções e muitas vezes visto como um palhaço, daí o seu nome Coringa.
É o maior vilão do herói Batman e alguns de seus maiores crimes foram o assassinato de Jason Todd, o segundo Robin, a paralisia de Barbara Gordon, a Batgirl e a tentativa de homicídio contra o detetive Gordon. Estes pequenos fatos foram mais que suficientes para causar a ira do homem morcego.
Coringa é considerado por muitos, como o maior vilão das HQs, tanto no universo Marvel e DC Comics.
Ele na verdade é um ser humano comum, não possui super poderes, porém usa todo seu poder de persuasão psicológica e seu conhecimento em engenharia química para fazer o mal e criar armas, tal como a criação da sua arma mais popular, o gás do riso.


A criação do Coringa

Os responsáveis por criar essa obra prima na década de 40, foram Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane.
Coringa foi inspirado em Gwynplaine, um personagem do famoso escritor Victor Hugo, da obra O Homem que Ri. A insanidade do Coringa pode ter vindo do próprio escritor, pois quando ele escreveu essa obra, ele estava exilado da França por seu polêmico conteúdo político, em uma ilha remota, prestes a entrar em uma loucura.


A verdadeira história do Coringa

Apesar dele ser muito famoso, quase ninguém sabe de sua origem e muito menos seu nome, pois sempre quando ele faz suas aparições nos filmes, HQs e desenhos mais atuais, ele já era o vilão com esse aspecto.
O problema em citar a origem do Coringa é que nem mesmo a própria editora sabe direito sobre ela, pois a própria DC Comics já publicou diferentes histórias sobre o Coringa, deixando todo mundo confuso sobre a sua origem. Até mesmo o próprio personagem apresentou algumas versões sobre seu passado, porém como se trata de um coringa e palhaço, nada o que ele diz pode ser levado em consideração.
Desse modo, apresentaremos algumas dessas versões e vocês julguem qual ser o melhor e mais convincente.

1) A primeira história da origem do Coringa apareceu na HQ de 1951, quando o personagem cai em um caminhão de resíduos químicos, isso fez com que seu corpo reagisse com os produtos, deixando sua pele branca como a de Michael Jackson, o cabelo verde e o derretimento parcial de sua face próximo a boca, ficando sempre com uma expressão de sorriso. Essa deformação o levou a loucura e então adotou o apelido coringa, pela semelhança de sua nova aparência com a carta do baralho.

2) Já a versão mais conhecida é que ele teria pulado em uma caldeira de produtos químicos, depois de tentar assaltar uma fábrica de cartas de baralho. Batman conseguiu impedir o sucesso desse assalto, encurralado o vilão preferiu se arriscar nesse banho do que ser capturado pelo Cavaleiro das Trevas. Coringa conseguiu resistir ao banho delicioso, porém ele ficou com algumas sequelas que todos já devem saber. Essa nova aparência o levou a loucura e adotou o nome Coringa por ter conseguido essa aparência nessa tentativa de assalto na fábrica de baralhos.
Famosa frase do Coringa! "Why so serious?"
3) Uma outra versão bem mais dramática foi contada por Alan Moore em "Batman a Piada Mortal" de 1988. Nessa versão, bem semelhante a anterior, conta que antes de se tornar um fora da lei, Coringa era uma pessoa normal, exercia a profissão de engenheiro químico em uma fábrica de cartas de baralho e era casado. Coringa tinha um sonho de se tornar um comediante e resolveu abandonar seu emprego para tentar a sorte no ramo da comédia. No entanto, essa ideia acaba não dando certo, pois ninguém ria de suas piadas, isso fez com que o levasse para um grande problema financeiro, e ainda pra piorar, sua esposa estava esperando um bebê.

Desesperado com sua situação, não restou outra opção a não ser entrar para o mundo do crime, na tentativa de conseguir um ordenado rápido para pagar as despesas de moradia e levar o que comer para sua família. Ele então, aceitou trabalhar como guia de um assalto na empresa onde trabalhava como engenheiro. No dia do assalto, sua esposa sofre um grave acidente doméstico que acaba levando a morte dela e a de seu filho. Mais uma vez desolado, ele tenta desistir do assalto, porém seus comparsas o forçam para cumprir a tarefa. Na fábrica foram surpreendidos por policiais e um tiroteio começa, os dois comparsas são mortos pelos policiais, Coringa consegue fugir, porém é surpreendido pelo Batman. Vendo a morte se aproximar como a dos comparsas, sem pensar ele resolve saltar nos resíduos químicos da fábrica, o qual é sugado para uma área externa da fábrica. Ainda vivo, descobre as deformações e somadas aos dramas da vida pessoal o levam a total insanidade que marca o nascimento de Joker, o Coringa

9 comentários: