terça-feira, 4 de abril de 2017

A verdadeira história da DC

Falar em Histórias em Quadrinhos e deixar de mencionar a DC Comics, não seria uma coisa digna de se fazer . No ocidente a disputa é acirrada entre a DC e a Marvel Comics, duas das mais importantes editoras de HQs. Para terem uma ideia de sua importância no mundo dos super heróis, a DC é a responsável pela publicação de heróis como o Superman, Batman e Mulher Maravilha!
Assim como a Marvel, a DC contribuiu em muito para a popularização das HQs, recrutando muitos fãs aos redor do mundo e logicamente fazendo muito dinheiro!!

O que é a DC?

É uma das maiores e mais importantes editora de História em Quadrinhos do mundo, pertencente Time Warner, mesma empresa detentora dos direitos da Warner Bros. Da mesma forma que a Marvel, a DC Comics foi comprada por uma grande produtora de filmes e entretenimento, em 1959.
Com mais de 80 anos existência, a editora ainda continua fazendo sucesso, que assim como sua principal concorrente, está faturando muito com seus filmes nas bilheterias dos cinemas.

Os super heróis e vilões da DC

Os principais super heróis da editora DC são:
  1. Batman, o homem morcego, responsável por mandar todos os bandidos de Gotham para cadeia;
  2. Super Homem e seus poderes extraordinários herdados de Krypton;
  3. Mulher Maravilha, a filha da Rainha mitológica Hipólita, dotada de poderes de vários Deuses do Olimpo.
A primeira aparição de um dos super heróis mais populares, o Super Homem, aconteceu em junho de 1938, o qual foi recepcionado com muito sucesso...Recentemente, um exemplar original dessa edição foi leiloada por mais de incríveis 3 milhões de dólares!

Em uma pesquisa de popularidade dos super heróis realizado pelo site IGN, especializado na crítica de games, filmes e HQs, a DC Comics deteve os dois primeiros colocados, a primeira posição ficou com o Super Homem e o Batman em segundo. 
Já entre os vilões, a editora também possui nomes de peso, tais como Lex Luthor e o Coringa, um dos vilões mais famoso do universo HQ!
Apesar da DC possuir grandes nomes, a Marvel possui maior variedade de super heróis conhecidos. Geralmente apenas três ou quatro super heróis dessa editora são lembrados, porém aqueles poucos conhecidos, são avassaladores, no quesito popularidade. No entanto, esse quadro pode mudar em pouco tempo, pois a Warner está investindo pesado em seriados e filmes do universo DC.

A verdadeira história da DC

A editora foi fundada em 1934 pelo Major do exército norte americano Malcolm Wheeler Nicholson,
foi ele o responsável de reunir as tirinhas divulgadas nos jornais em uma única publicação. Apesar de pioneiro, ele não conseguiu administrar seu negócio e por uma série de dívidas, o ex-militar foi obrigado a deixar a editora.
Em 1935 o primeiro super herói da editora que viria a se chamar DC foi criada, o Dr. Oculto, um investigador que usa sua magia para resolver casos sobrenaturais.
Inicialmente a editora se chamava National Comics, a alteração veio mais tarde em referência à revista que apresentou a estreia de Batman, Detective Comics.

Depois da época de ouro das HQs, a crise vinha assolando as editoras na década seguinte. Como já informado em outro texto, a Marvel tentou diversificar seu negócio publicando diferentes temas, enquanto a DC permanecia duramente fiel às suas origens, até que no final da década de 50, conseguiu se levantar com o lançamento da Liga da Justiça.

Quando os super heróis da DC chegaram no Brasil em 1938, os personagens tiveram seus nomes originais alterados. Entre os mais bizarros estão Clark Kent que foi rebatizado com o nome Repórter Edu e a cidade de Gothan City que se transformou em Riacho Doce!

Nenhum comentário:

Postar um comentário