quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A verdadeira história de Psycho Pass

Como já abordado em artigos anteriores, existem vários animes que possuem um rico conteúdo e uma bela história! Assim como Ranpo Kitan e Death Note, Psycho Pass é outro grande anime que admiramos pelo seu incrível contexto e conteúdo.
Já adiantamos que não estamos falando de animes do estilo Pokémon e Dragon Ball, e muito menos em animações do estilo Peppa Pig, pois trata-se de um anime diferenciado que aborda questões sociais e psicológicos polêmicos, que sã voltados para um público mais maduro!

Vale lembrar que os animes possui várias classificações, voltado para diferentes públicos e faixa etária. Psycho Pass é um desses animes que não é destinado para o público infantil, por abordar fortes questões psicológicas.

O que é o Psycho Pass
É um anime com elementos de ficção científica, distopia suspense, etc. Foi exibido no Japão entre os anos de 2012 e 2014. O anime possui duas temporadas, um filme e mangá baseado no mesmo.

A verdadeira história de Psycho Pass
O anime conta a vida de uma investigadora recém formada, chamada Akane Tsunemori, em uma sociedade (Japão fictício) que é controlada por um sistema rígido e totalitário, a "Sybill System".
Tal sistema aparentemente parecia perfeita, pois o próprio sistema conseguia monitorar todas as pessoas, medindo o coeficiente mental e criminal destes, categorizando aqueles com altos índices como potenciais criminosos, que podem ou não ser curados, e em pessoas normais, que não oferecem risco à população.
Caso um indivíduo tiver um alto coeficiente criminal irreparável, este poderá ser condenado à morte, mesmo que não tenha cometido nenhum crime. Para auxiliar nessa limpa de possíveis criminosos, a sistema Sybill, utiliza a polícia, portanto a arma Dominator, para fazer as buscas e eliminar/prender os criminosos com esses altos coeficientes.

A inspetora e protagonista, Akane Tsunemori começa seu trabalho de forma ingênua, que com o passar do tempo, vai se mostrando uma ótima inspetora com sua grande inteligência, perspicácia e com um forte senso de justiça. Akane, tenta provar que uma pessoa com alto coeficiente criminal pode ser tratado e consequentemente ter um coeficiente alto reduzido.

O sistema que parecia perfeito, começa a ser questionado com a aparição de Makishima Shogo, um manipulador, persuasor e assassino, que consegue manter seu coeficiente em zero, mesmo com os crimes cometidos. Ou seja, ele praticamente é um ser inexistente para o sistema adotado no anime. Isso fez com que a sociedade em que ele vivia o ignorasse e o rejeitasse. Com o passar do tempo, toda essa angústia e sofrimento deu lugar à um único objetivo: Destruir o sistema Sybill, mostrando à população que o sistema está sujeito à falhas grotescas, se o indivíduo souber como controlar o coeficiente criminal.

O anime talvez faz um crítica ao sistema atual de nossa sociedade, dizendo que não existe nenhum sistema perfeito, por mais que seja desenvolvido, subsistente, etc. O anime demonstra que todo sistema, seja econômico ou de poder, está sujeito a falhas, assim como o Capitalismo e o Socialismo, a Democracia e o Autoritarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário