quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A verdadeira história do Kamikaze

Um dos ícones mais marcantes da Segunda Guerra Mundial foram os Kamikazes, os aviões japoneses suicidas que bombardearam os porta-aviões norte americanos no Oceano Pacífico.


O que é o Kamikaze?
Kamikaze é um termo japonês que significa Deus do Vento, ou Vento Divino.
O uso dessa força foi uma tática desesperadora adotada pelo Exército/Marinha japonesa, após tomarem conhecimento de que sua frota aérea não era páreo para a frota norte americana e que a sua derrota estava próxima. Os oficiais japoneses consideraram a única forma eficaz para tentar derrotar o grande contingente inimigo.
Os aviões que eram arremessados contra frota de navios dos países Aliados, eram carregados de explosivos que tinham apenas um objetivo, destruir o máximo de navios da marinha norte americana e de seus aliados.

A verdadeira história dos Kamikazes
Os pilotos levavam consigo uma Katana, uma espada considerado um dos principais símbolos símbolos da bravura dos Samurais e uma pistola, pois caso fossem capturados, eles poderiam se matar, antes de qualquer tortura ou interrogatório, prática semelhante ao Seppuku ou Harakiri, adotado por muitos Samurais.
Os pilotos recebiam a orientação de que no momento da colisão, eles não poderiam fechar os olhos, para evitar o erro dos alvos. No entanto, mesmo com as orientações, muitos desses Kamikazes, não conseguiam chegar em seus objetivos, pois quando não acertavam o alvo, eram interceptados antes de chegarem ao alvo. Já aqueles que por algum motivo, voltavam para a base sem cumprir a missão, eram humilhados pelos oficiais japoneses.
Muitos desses pilotos eram jovens universitários inexperientes que recebiam um rápido treinamento para execução dessa missão sem volta.
Em outubro de 1944, o primeiro ataque Kamikaze fora realizado com sucesso em um porta aviões norte americano. Em entrevista antes de sua missão, o piloto disse que não iria morrer pelo Japão ou pelo seu Império, ele iria morrer pelo sua amada esposa, pois caso o Japão viesse a perder a Guerra, os soldados norte americanos iriam estuprá-la.

Segundo historiadores, apesar de serem suicidas como os homens bombas do Terrorismo, os Kamikazes não podem ser comparadas ao terror, pois em nenhum momento essa tática envolvia alvos civis.
Os Kamikazes são considerados pela religião Xintoísta, espíritos guardiões da Pátria.

A origem do nome Kamikaze
Antes de serem conhecidos como os Deuses Divinos, o nome oficial dos Kamikazes era Unidade de Ataque Especial Vento Divino. O nome faz alusão aos ataques Mongóis em meados do século XIII, em que o Exército Japonês conseguiu por duas vezes derrotar e expulsar o Império Mongol de suas terras, graças as tempestades que caiu sobre as águas japonesas.

O brinquedo Kamikaze
O termo ganhou grande repercussão mundial, que até mesmo brinquedos foram criados inspirados nesses pilotos.
O famoso brinquedo Kamikaze, o próprio nome da atração já diz, pois depois que a pessoa entra no Kamikaze, não tem mais volta, o jeito é criar coragem e encarar os vários giros de 360 graus nas alturas em uma grande velocidade de ponta cabeça, com a mesma coragem dos antigos pilotos kamikazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário