sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A verdadeira história da Remela

Assim como uma máquina com suas complicadas engrenagens e outros componentes, o corpo humano também possui inúmeros órgãos e outros componentes responsáveis para o seu bom funcionamento. Nossos corpos possui uma série de funções que mal sabemos para que serve ou como se desenvolvem dentro de nós, aquela meleca que se forma nos olhos, principalmente enquanto dormimos, por exemplo, é uma delas.
Já pararam para pensar, para que serve e como se forma aquela meleca, que tem o nome de remela!?
O que é a remela?
 Aquela meleca chata que dificulta a abertura dos olhos durante as manhãs, são chamadas remelas.

A remela é o ressecamento da mistura das lágrimas, sujeiras e gorduras. Geralmente é formada durante o sono e se acumulam nos cantos dos olhos.

Como se forma a remela?
O olho produz vários fluidos ao longo do dia, que serve para proteger nossa visão.
A lágrima que tem por objetivo lubrificar o globo ocular, é formada pela glândula lacrimal, composta por água, sais minerais, proteínas e gordura.
A glândula de Meibômio é outra glândula que possui grande culpa nessa formação, pois ela é responsável por produzir uma gordura responsável pela diminuição da evaporação da lágrima, evitando que o olho fique seco.
Quando piscamos, o excesso das secreções responsáveis por manter lubrificado e limpo nossos olhos, são empurrados para os cantos dos olhos.
Por fim, existe um duto nos cantos dos olhos, chamado de duto lacrimal, que absorve somente a parte líquida das secreções, restando apenas uma espécie de muco, composto de gordura e sujeira. Durante a noite, a produção das lágrimas são reduzidas, porém a glândula que secreta a suposta gordura continua. O duto absorve a parte líquida e o ressecamento desse processo acaba se transformando naquela meleca, chamada Remela.
Aquele soninho gostoso e a remela se formando nos olhos! Deu até sono!
Para que serve a remela?
Nesse sentido, a remela serve como um instrumento de limpeza final para os nossos olhos em marcha lenta, já que a produção da lágrima é reduzida. Sem a produção remela, nossos olhos amanheceriam sujos, cheio de impurezas e bactérias recebidos durante o dia. Como nosso corpo é perfeito, essas impurezas se acumulam no canto dos olhos para facilitar a limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário