segunda-feira, 20 de julho de 2015

A verdadeira história da Babilônia

A palavra Babilônia não foi criada nos dias de hoje e não é apenas uma telenovela brasileira.
A origem de sua palavra e história já ultrapassa milênios e esconde muitos mistérios de uma antiga civilização.

O que é a Babilônia?
Babilônia originalmente foi uma importante cidade da antiga Mesopotâmia (atual região do Iraque) e a capital do Império Babilônico (1728 AC), localizada às margens de dois rios importantes dessa região, o Tigres e o Eufrates.
Foi uma cidade desenvolvida, muito bem organizada e recebia visitantes de várias pessoas de outras localidades e de outras etnias. Recebia imigrantes, principalmente do oriente, em busca de sucesso.
Ou seja, Babilônia era considerada uma cidade modelo e turística para época, assemelhando-se com Paris, como cidade desenvolvida e turística, e com várias cidades brasileiras pela miscigenação de etnias.
O povo era muito avançado em várias áreas, como na agricultura, astronomia e construção. Na cidade possuía edificações grandiosas, com ousados projetos arquitetônicos, como os Jardins Suspensos da Babilônia, considerado como uma das sete maravilhas do mundo antigo.
A palavra Babilônia para os Acadianos significa Portão de Deus, mas no hebraico e para a Bíblia significa Confusão.

A confusão no sentido da palavra Babilônia
O termo confusão ficou conhecida pela passagem bíblica em Gênesis:
Na terra só existia apenas uma língua e apenas as mesmas palavras.
Como a cidade era um local desejado por muitos, por ser uma cidade desenvolvida e rica, atraía muitos imigrantes. Esses imigrantes sob o comando de um rei ambicioso, conhecido como Lúcifer, queriam construir para a cidade uma torre que chegasse até o céu, com objetivo de evitar de serem dispersos pela terra e se igualarem aos deuses.
Entretanto, o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo e percebeu os avanços desse povo. Para evitar seus avanços e como punição pelo afrontamento contra seus ideais, Deus desceu até Babel para confundir a língua desse povo, de modo que não se entendam uns com os outros.
E o senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, interrompendo a construção da Torre de Babel. Por esse motivo, a cidade recebeu o nome de Babel, Confusão, foi lá que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo e dispersou os seres humanos por toda a terra.

Babilônia na atualidade
Hoje, no termo popular, a palavra Babilônia, não se refere apenas a grande cidade que serviu de modelo na antiguidade, significa também os pecados dos seres humanos perante a palavra de Deus, originada em Gênesis.
Em 2015 uma telenovela polêmica, chamada Babilônia, foi ao ar na Rede Globo.
A telenovela aborda várias questões que vão contra os princípios de Deus, como o homossexualismo, vingança, ambições, traições, etc.
Talvez a novela quis comparar o cenário atual de nossa sociedade com o que aconteceu em Babel, mostrar as várias ações dos seres humanos contra os princípios divinos. Porém essa atitude não teve uma boa aceitação por parte do público, o público jovem que se interessou por essa trama, porém o conservadorismo ainda prevalece e a direção teve que alterar alguns pontos para não acabar com a novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário