sábado, 4 de julho de 2015

A verdadeira história do Thug Life

Quem nunca se perguntou o que significa o termo "Thug Life"!? Um dos memes mais utilizados nas redes sociais para retratar aquele momento único e engraçado, no maior estilo "vida loka".
Apesar de ser popular nas redes sociais, a maioria das pessoas que estão compartilhando, comentando e vendo os vídeos e imagens com essas palavras no final, não sabem o real significado desse termo. As pessoas apenas associam Thug Life com a situação e imaginam: "nossa esse é um fora da lei!!"


Quem criou o Thug Life?
O criador desse termo foi o rapper norte americano Tupac, um dos mais importantes rappers de todos os tempos.
Morto em 1996, após receber quatro tiros, ele ficou eternamente conhecido no mundo da música por abordar questões sociais polêmicas em suas músicas. Suas letras geralmente retratavam o crescimento de um jovem em meio à violência, a vida miserável nos subúrbios dos EUA, a rivalidade entre gangues e outros problemas presentes em nossa sociedade.

A verdadeira história do Thug Life
A tradução desse termo do inglês, de fato significa vida bandida.
Porém essa vida bandida para Tupac, tinha um sentido diferente. Ele na verdade, criou esse termo para tentar diminuir o índice de violência e morte nas regiões pobres dos EUA, e expor a dificuldade de se viver nessas áreas.
Esse termo é uma sigla criada pelo músico, que significa "The Hate U Gave Little Infants Fucks Everyone - O ódio que você passa para as pequenas crianças fode todo mundo."
Thug Life também foi criado como um tratado entre as gangues, composta por 26 mandamentos, tais como:
  • Roubar carros em nossa área, traficar para crianças, fazer crianças traficarem, traficarem para mulheres grávidas, atacar uma casa de família, são atos contra o código;
  • Nada de tráfico nas escolas;
  • Brutalidade sem sentido e estupros devem acabar;
  • Nossos velhos não podem sofrer abusos, etc.
O código Thug Life surtiu grande efeito na sociedade, diminuindo drasticamente assassinatos e outros crimes nas regiões mais violentas dos EUA, porém gerou grande discórdia e ódio por parte do governo norte americano, uma vez que suas políticas contra o crime, não trazia bons resultados.

Tupac transmitia suas mensagens de impacto através das letras de suas canções, como em Changes.
Confira a tradução de um trecho da música Changes, uma das melhores do Tupac:
 "Acordo de manhã e me pergunto, vale a pena viver? Deveria me matar?
Estou cansado de ser pobre e pior ainda, eu sou preto...Estou procurando uma bolsa para roubar.
Policiais não dão a mínima por um negro, puxar o gatilho para matar um preto, ele é um herói."

O motivo do sucesso nas redes sociais
Assim como o desafio Charlie Charlie, o termo Thug Life também deixou seu legado nas redes sociais. Tudo supostamente começou pelo próprio criador, quando ele disse que não teria escolhido o estilo Thug Life, mas Thug Life foi quem o escolheu.
Essa declaração, levou alguns internautas a fazerem montagens satirizando os falsos e os supostos Thugs.
E você internauta, você é um Thug Life!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário