sexta-feira, 24 de julho de 2015

A verdadeira história do Dia dos Pais

Assim como as nossas queridas Mães, nossos Pais também são merecedores de presentes e um dia especial no ano.
Pensando nisso e como homenagem a todos os pais de todo o mundo, resolvemos revelar a Verdadeira História do Dia dos Pais.


Quando é comemorado o Dia dos Pais

O Dia dos Pais não é comemorado mundialmente na mesma data.
No Brasil, o dia dos pais é comemorado no segundo domingo do mês de Agosto.
Em Portugal, os papais são bajulados em outra data, no dia 19 de Março e ainda com outro nome, Dia do Pai. Já nos EUA e Inglaterra, a comemoração ocorre no terceiro domingo de Junho. 

A origem do Dia dos Pais

Seguindo a tradição da Igreja Católica, o dia dos pais é comemorado no dia 19 de Março, mesma data que se celebra a Festa Litúrgica em solenidade à São José, marido de Maria e pai de Jesus Cristo, que além de tudo, é Padroeiro dos pais, das famílias, dos carpinteiros e de toda a Igreja.
A origem da comemoração dos pais é muito antiga, e um dos primeiros registros sobre essa devoção ocorreu na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos, com um jovem que teria moldado uma espécie de cartão postal em argila, desejando sorte e longevidade para seu pai, um antigo rei da Babilônia.

A data atual celebrada nos EUA, foi inspirada na criação e sucesso do Dia das Mães de Anne Jarvis. 
Apesar da inspiração, outro fato marcante foi responsável por concretizar essa data nos EUA: Em Dezembro de 1907, um grande desastre na mineração matou mais de 200 pais e em 05 de Julho de 1908 foi realizado um evento para homenagear todos aqueles pais que tiveram suas vidas perdidas no desastre.
Sua primeira comemoração foi em 19 de junho de 1910, em homenagem a um veterano da Guerra Civil dos EUA, William Jackson, um pai que além de combatente, perdeu sua esposa quando os seis filhos ainda eram crianças. A comemoração foi organizada por uma de suas filhas como uma forma de homenagem e agradecimento ao seu pai.

Depois de ouvir a história sobre o Dia das Mães de Jarvis, ela pediu ao pastor que os pais tivessem um um feriado semelhante aos das mães, para honrá-los também. A data sugerida foi 05 de junho, aniversário do pai, porém como os pastores não tiveram tempo suficiente para preparar os sermões, a celebração foi adiada para o terceiro domingo de junho. Vários clérigos locais aceitaram a ideia e em 19 de Junho de 1910, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado.
Aos poucos a data passou a ser difundida em várias outras regiões do país, até que o presidente Richard Nixon tornou-a oficial.

O Dia dos Pais no Brasil

Como já foi informado anteriormente, no Brasil, a data é celebrada no segundo domingo do mês de Agosto. A explicação para a escolha dessa data está atribuída ao jornalista Roberto Marinho, com objetivo de incentivar as vendas do comércio e, consequentemente no aumento do faturamento de seu jornal, O Globo.
Assim, a data escolhida para o Dia dos Pais, pelo influente empresário brasileiro, foi o dia de São Joaquim, em 16 de Agosto, e a primeira comemoração no Brasil aconteceu em 16 de agosto de 1953.

Um comentário:

  1. Nossa.... Só no Brasil que o dia dos pais começou com uma intenção lucrativa.... ¬¬

    ResponderExcluir