sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A verdadeira história da Páscoa

A Páscoa é uma data adorada pelas crianças e para os amantes de chocolates, pois esta é celebrada com muito ovos de chocolate, juntamente com os Coelhinhos da Páscoa. É uma data semelhante ao Natal, com o Papai Noel e seus presentes.
Quando eu era criança, sempre tentava ficar acordado no dia anterior a Páscoa, na tentativa de ver o coelhinho entregando meu desejado ovo de páscoa pela janela da sala. Para minha infelicidade e felicidade da minha mãe, nunca consegui ficar acordado até muito tarde e descobrir que o verdadeiro coelhinho da páscoa era minha mãe! 


A verdadeira história da Páscoa

O que é a Páscoa?

A Páscoa não é apenas uma data que se comemora com os recebimento de ovos de chocolate, é uma das datas mais importantes para a Religião Cristã, pois simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, após o terceiro dia de sua morte.
A data de sua comemoração ocorre após o término da Quaresma, período de 40 dias de penitências e orações, depois do carnaval.
Apesar de sua importância na religião cristã, no Brasil pelo menos, a Páscoa dos chocolates é mais popular do que a própria ressurreição de Cristo. Prova disto, é só ir até as ruas que veremos muito mais ovos de páscoa do que mensagens da ressurreição de cristo.

Embora a Páscoa seja comemorada anualmente aos domingos, esta não possui uma data fixa nos calendários. A data é estabelecida de acordo a lua cheia vernal. Nesse sentido, como a lua cheia não ocorre nas mesmas datas em todos anos, a data da comemoração da ressurreição de Cristo, pode variar entre os dias 22 de março e 26 de abril.


Como surgiu o Coelho da Páscoa?

Com o passar do tempo, muitos costumes e tradições do mundo inteiro, foram incorporados à Páscoa.
Para os egípcios e outros povos da antiguidade, o coelho simbolizava o nascimento, a lua e a nova vida, devido a sua grande capacidade de reprodução. Como o Páscoa, simboliza a ressurreição e a nova vida, ninguém melhor do que o coelho para representar essa data!

Como surgiu o Ovo da Páscoa de chocolate?

O que era apenas para ser uma data religiosa, acabou se tornando uma data muito importante para a economia brasileira, devido a produção e venda dos famosos Ovos de Páscoa.
Assim como o coelho, o ovo também simboliza uma tradição bem antiga, que antecede o próprio cristianismo, como a nova vida, o renascimento e a fertilidade. No entanto, foi somente depois de algum tempo da ressurreição de Cristo que alguns cristãos, passaram a ver o ovo como um símbolo da ressurreição do mesmo. Inicialmente, os cristãos utilizam apenas casca do ovo da galinha enfeitadas, como forma celebração.
O chocolate nos ovos, surgiu mais tarde na França. Estes usavam a casca vazia pintada, para rechear com chocolate. Depois de pronto, os pioneiros dessa tradição, enterrava os ovos recheados nos quintais de suas casas, para que as crianças os encontrassem na Páscoa.

Curtam, comentem e compartilhem o post!
Saiba também como destruir sua Páscoa.
Conheça também a verdadeira história da Quaresma.

Um comentário: