terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A verdadeira história do Carnaval

O carnaval é comemorado anualmente em fevereiro ou março, e é recebido com muita festividade, em especial no Brasil. Uma data de muita folia, viagem e bagunça.
Por ser uma data próxima das festividades de fim de ano, muitas pessoas aproveitam para embalar o carnaval, dizendo que o ano somente começa após o carnaval.
De certa forma, esse pensamento não está errado, pois no começo de ano, o povo brasileiro tem muitas contas para pagar, recebem menos devido as férias, as crianças e os jovens ainda estão de férias da escola, etc. O Brasil literalmente para no carnaval!


A verdadeira história do Carnaval
Muitas pessoas pensam que o carnaval é apenas uma data de folia, porém a verdadeira história do carnaval é bem mais do que uma festividade, é uma data marcada pela despedida da carne, que a partir desta, faz-se um grande período de abstinência a carne e jejum, denominado Quaresma. O termo carnaval vem do latim, Carnis significa carne, e Valles significa prazeres, ou seja, Os Prazeres da Carne.

Durante o período dos três dias de carnaval, é marcado por grandes festas, com muita comida, bebida e sexo, algo não muito diferente da atualidade. Aproveita-se o máximo nos dias que antecedem a Quarta feira de cinzas, dando início a Quaresma, um período de privações aos prazeres carnais e penitências.
O carnaval é uma comemoração muito antiga, que se originou na Antiga Grécia, em meados de 500 anos A.C. A comemoração era uma forma de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e produção. Depois de mil anos, a Igreja Católica também adotou a comemoração que prevalece até as datas de hoje.

Como é comemorado o Carnaval?
A festa carnavalesca que conhecemos atualmente, com fantasias e desfiles, surgiu apenas no século XX, no Reino Unido. A comemoração do carnaval em Paris, na França, serviu como modelo para outras regiões do mundo, entre eles o Brasil. Depois disso, o Rio de Janeiro também se tornou um modelo, com seus desfiles com carros alegóricos de samba.
Antes disso, a comemoração ocorria apenas pela busca exagerada dos prazeres, ou seja, aproveitar o máximo antes do período da penitência, a Quaresma.

O Carnaval no Brasil
Com seus carros alegóricos, o Brasil se tornou o maior país do mundo, em relação às comemorações de Carnaval. Além de ser a festa popular mais importante do Brasil.
De acordo com o Guinness Book, mais de 2 milhões de pessoas por dia, participam da comemoração do Rio de Janeiro. Já em Recife, a cidade é o detentor do maior bloco de carnaval do mundo.

Um comentário: