quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A verdadeira história da Quaresma

Logo após a festança do carnaval, para os cristãos, como os Católicos, tem-se um longo período de 40 dias de penitência, reflexão e oração. Mas por que existe esse período? Quando criança ouvia minha mãe dizendo que não poderia comer carne em determinadas datas, devido a quaresma. Alguns professores tentaram explicar, mas nunca entendi a fundo o significado desse período. Pensando em pessoas que passam ou passaram pela mesma situação, resolvemos dedicar um post sobre o assunto.

A verdadeira história da Quaresma

O que é a Quaresma?
Quaresma é um período do ano litúrgico que antecede a Páscoa, uma das principais celebrações do Cristianismo, que significa a ressurreição de Jesus Cristo, após o terceiro dia de sua morte.
A palavra Quaresma vem do latim, que significa quadragésimo dia. Fazendo referência, aos vários acontecimentos registrados na Bíblia do Antigo e Novo Testamento.
Dentre os acontecimentos estão:
  • O Dilúvio, em que Noé navegou por 40 dias com sua Arca, sem encontrar terra firme;
  • Viagem à Terra Prometida dos Hebreus pelos desertos, durou 40 anos;
  • Moisés permaneceu 40 dias no Monte Sinai, para aprender os ensinamentos de Deus.
Quando surgiu a Quaresma?
No século IV, a Igreja Católica estabeleceu o tempo de preparação para a Páscoa de quarenta dias. Essa quantidade tinha por objetivo oferecer um tempo de preparação para a celebração da ressurreição e vitória de Cristo, após todo seu sofrimento e morte.

Quando é a Quaresma?
A quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas, após a folia e bacanal do carnaval, e termina no Domingo de Ramos, que antecede ao domingo da Páscoa.


Por que o período de penitência?
A quaresma é marcada por jejuns e abstinências, na tentativa de retratar a vida de Cristo, durante seu retiro para o deserto e de sofrimento até sua morte.

Pode ou não comer carne na Quaresma?
De acordo com o Código de Direito Canónico (1251), "Guarde-se a abstinência de carne ou de outro alimento segundo as determinações da Conferência episcopal, todas as sextas-feiras do ano; a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo."

Por que os padres utilizam a vestimenta na cor Roxa?
A cor roxa na quaresma significa interiorização, durante um grande período de penitências, jejuns, conversões e orações.

E você caro leitor, já conhecia a verdadeira história da Quaresma?
Não deixe de comentar e compartilhar esse artigo com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário