quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A verdadeira história da Adidas

A Adidas é outra famosa e valiosa empresa de artigos esportivos, a única empresa que compete diretamente com a Nike. Como já revelamos a verdadeira história da Nike, nada mais justo do que revelar a verdadeira história da Adidas também, que inclusive é mais interessante do que da concorrente!!

O que é a Adidas?

É uma marca de artigos e equipamentos esportivos, fundada na Alemanha em 1924, pelos irmãos Adolf e Rudolf Dassler, e assim como a Nike, o negócio deles também estava na produção de tênis para o atletismo.
Atualmente o negócio se diversificou para quase todos os esportes tradicionais, tais como futebol e o basquete e atua em praticamente em todo o mundo. Seu faturamento anual chega a quase 20 bilhões de euros.
Sua marca registrada em seus produto é seu famoso logotipo, as três listras mais valiosas do mundo!

A verdadeira história da Adidas

O nome Adidas vem das iniciais do nome Adolf Dassler, Adi era seu apelido e Das vem da inicial do seu sobrenome. Ainda bem que não adotaram a inicial inteira, se não muitos críticos iriam acusar a empresa de ser adepto da política Nazista.
Tudo começou quando Adolf voltou da Primeira Guerra Mundial e teve a ideia de produzir seus próprios calçados, logo seu irmão se juntaria no negócio, para então, dar início a uma das marcas esportivas mais valiosas do mundo.
A sociedade entre os irmãos iam cada vez melhor, porém depois de uma série de disputas pessoais, o irmão Rudolf, resolve deixar a empresa, para depois fundar outra grande marca esportiva, a PUMA. Esses irmãos realmente tinham o dom para o negócio em!? 

Seus produtos começaram a prosperar na Alemanha Nazista, mas especificamente nas Olimpíadas de Berlim de 1936, quando um dos fundadores convenceu o afro-americano velocista e medalhista olímpico Jesse Owens a usar seus sapatos durante as competições do evento.
Não é que a tacada deu certo, o atleta negro ganhou quatro medalhas de ouro na modalidade mais importante do evento, debaixo dos olhos do ditador Nazista Adolf Hitler, feito que ficou marcado para história olímpica e na história nazista, frustrando a teoria de superioridade racial dos Arianos! Depois da façanha, os produtos da marca deslancharam no país e no mundo afora, despertando o interesse de vários técnicos de diversos países.
Modelo tênis Super Star, um dos modelos mais famosos da Adidas.
Para se terem uma ideia da sua representatividade no mundo esportivo, no final da Copa de Mundo de Futebol de 2014, realizada no Brasil, as duas seleções que disputaram a final do evento, a Argentina e a Alemanha, ambos usaram uniformes da adidas, além da bola oficial do evento ser também da Adidas. Só com o evento esportivo, a marca faturou quase 3 bilhões de dólares!
A título de curiosidade, a bola oficial da Copa do Mundo tem como fornecedora a Adidas desde 1970!!
Outro esporte em que a Adidas está fervoroso é o Basquete, pois com a aquisição milionária em 2005 de outra empresa do ramo esportivo, a Reebok, de cara herdou um contrato de fornecedor oficial da NBA por 11 anos.

A logotipo da Adidas

Além das três listras, a Adidas tem outras logos que foram surgindo ao longo do tempo. As mais relevantes são o trevo de três folhas e as três listras que parece uma montanha.
A evolução da logotipo da Adidas.
  1. As primeiras três listras, na verdade não foram criação dos irmãos Dassler, a logo foi comprada de uma empresa de calçados da Finlândia, pelo preço de banana. Essas listras não serviam apenas para representar uma marca, mas também ajudava na estabilidade do calçada na hora da corrida;
  2. O trevo de três folhas foi criado em 1972 e lançada oficialmente nas Olimpíadas de Munique (Alemanha). O trevo significa a diversidade da marca em seus produtos e a velocidade dos atletas ao usarem os equipamentos da marca. A logo caiu no gosto popular e até hoje muitos produtos da marca ainda utilizam o mesmo. O mito do trevo representar uma folha de maconha é apenas um mito;
  3. As três listras em forma de montanha foi criada em 1997 por um ex-designer da concorrente Nike. A logo que lembra uma montanha, representa a superação de desafios e a meta a ser alcançada no topo da montanha.

3 comentários:

  1. Boa história grande e famosa empresa eu tenho varios de seus produtos e agradeço Por eles serem otimos

    ResponderExcluir
  2. Ummmm!!! falta muita coisa ainda que vocês não contaram. Acho melhor vocês fazerem uma pesquisa mais aprofunda. Conta em 4 parágrafos uma história com mais de 100 anos...

    ResponderExcluir