segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A verdadeira história da Nike

Falar em artigos esportivos, a primeira marca que vem a cabeça de muita gente, sem sombra de dúvidas é a Nike! Pensando nesse grande impacto em que a marca deixou em nossa cultura esportiva, resolvemos revelar a verdadeira história da Nike!


O que é a Nike?

É uma empresa norte americana que atua no ramo de vestuário esportivo, principalmente com calçados. A empresa foi fundada em 1964 pelo treinador de atletismo de uma universidade norte americana chamado Bill Bowerman e seu aluno Philip Knight.
Atualmente é a marca de vestuário mais valiosa do mundo, avaliada em quase 40 bilhões de dólares. Ela é patrocinadora oficial de vários atletas famosos, tais como Neymer, Cristiano Ronaldo e Roger Federer.

A verdadeira história da Nike

Tudo começou com o treinador e aluno insatisfeitos com os tênis de atletismo ofertados no mercado daquela época. Pensando nisso, eles resolveram abrir uma loja, sendo distribuidora de tênis da marca japonesa Onitsuka Tiger, que atualmente chama-se Asics.

Foi apenas em 1971 em que a empresa adotaria o famoso nome da marca atual Nike!
O nome por sua vez foi inspirada em uma figura mitológica, na deusa grega Nike (Nice), que representa a vitória e a velocidade, com a imagem de uma mulher alada. A deusa Nike está sempre na mão direita da famosa deusa Atena, para sempre garantir a vitória nas batalhas. O símbolo da marca Nike, por exemplo, representa as asas da deusa da vitória.
Deusa grega da vitória Nike
Falando no símbolo, o simbolo que por sua vez representa parte da asa da deusa grega também significa que os produtos foram checados e estão aprovados para serem comercializados. A arte foi desenvolvida por uma aluna de design gráfico em 1971 por apenas 35 dólares. E como um bom patrão, um dos fundadores reconheceu a façanha dessa designer e a recompensou com uma boa quantia em dinheiro e um anel valioso de diamantes.
Em relação ao slogan "Just Do It", que significa "apenas faça isso", possui uma origem mais polêmica. Ela surgiu em 1988, inspirado na frase do assassino em série Gary Gilmore "Let's do It" (vamos fazer isso), dito antes de sua execução por fuzilamento. 

O sonho de consumo e o pesadelo da Nike

Quem nunca sonhou em ter um Nike Shox no começo da década de 2000!? Essa linha de calçados foi cobiçada por muitos jovens e ainda hoje é considerada relativamente cara!
Se o Nike Shox é ostentação, ostentação mesmo é o tênis de basquete com a assinatura de Michael Jordan, apesar dele não ter gostado muito do modelo, devido as cores lembrarem um time rival, a linha desse modelo foi um sucesso. Pra ter uma ideia, um tênis dessa primeira edição foi leiloada por 6000 mil dólares, tornando-se o tênis mais caro do mundo.

A gigantesca marca não estava satisfeita com suas lojas, então resolveram montar uma enorme loja em Londres, com uma área exorbitante de 12000 m². A loja inaugurada em 2010 é a maior loja da marca e possui até um espaço para os clientes customizarem suas peças com o auxílio de vários designers.
Os fundadores da Nike Bowerman e Knight
Apesar da fama, a empresa também possui alguns defeitos. Ela já foi duramente criticada por ativistas humanitários pela exploração de mão de obra e pelas condições precárias de trabalho de alguns países como China e Indonésia. Todo mundo deve saber que a mão de obra dessas regiões são baratas e sem muitas leis trabalhistas, lugar ideal para produzir em grande escala a um baixo custo e aumentar imensamente a margem de contribuição de seus produtos. Não é apenas a Nike, mas assim como outras empresas, acabam aproveitando essa situação para lucrarem ainda mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário