segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A verdadeira história da Guerra entre as coreias

Ao término da Segunda Guerra Mundial e no início da Guerra Fria, a Coreia foi dividida em duas áreas territoriais, o Sul capitalista aliada aos Estados Unidos e ao Norte socialista/comunista, ao lado dos Soviéticos. Em 1948, as coreias foram oficialmente separados, criando assim dois novos Estados.

Após a retirada das tropas americanas e soviéticas, ambos os governos coreanos queriam a unificação das coreias sob seu próprio sistema de governo, mas como seus sistemas eram distintos, o norte comunista e o sul capitalista.
Em 1950, a guerra parecia ser iminente,  iniciava-se então a guerra entre as coreias. O lado sul apoiado pelos americanos e pelas forças da ONU e o lado norte apoiado pelas forças chinesas e parcialmente pelos soviéticos. Durante três anos intensos de guerra, houve aproximadamente, 3,5 milhões de civis mortos.

Em 1953, um armistício de cessar fogo foi assinado, criando assim, uma zona desmilitarizada. Vale lembrar que, não foi assinado o fim da guerra, apenas uma trégua entre os dois países. O clima tenso permanece desde aquela época, o qual vem piorando recentemente após com as ameaças norte coreanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário