quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A verdadeira história do Dia das Crianças

Uma das datas mais aguardadas pelas crianças, na espera de presentes, é o Dia das Crianças. No Brasil, a data é comemorado no dia 12 de outubro, juntamente com o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

A verdadeira história do Dia das Crianças 
Assim como acontece em outras datas comemorativas, como no Dia dos Pais e no Dia das Mães, o Dia das Crianças não é comemorada mundialmente no mesmo dia. Na maioria dos países, a solenidade às crianças acontece em 01 de Junho.

A data verdadeira do Dia das Crianças, reconhecida pela ONU é em 20 de novembro, data marcada pela aprovação da Declaração Universal do Direito da Criança, no ano de 1959.
O dia oficial da Criança não é simplesmente um dia para celebrar as crianças por quem elas são, mas para trazer a consciência para as crianças ao redor do mundo que sofrem à violência, abuso, exploração e discriminação. Em muitos lugares, as crianças estão passando por traumas físicos e psicológicos, sendo usadas como trabalhadores, presenciando conflitos armados e sentindo os efeitos da guerra, vivendo nas ruas, sofrendo por diferenças de religião.

No entanto, a comemoração pioneira e mais difundida ao redor do mundo não é a data reconhecida da ONU. A primeira comemoração do Dia das Crianças foi celebrado no dia 01 de junho de 1925, na Suíça, durante a Conferência Mundial para o Bem Estar da Criança, sendo comemorado desde então, na maioria dos países, como Portugal, China e Rússia.
Uma criança síria levanta as mãos, pensando que a câmera fotográfica fosse uma arma.
O Dia das Crianças no Brasil
No Brasil, em 1924 o Deputado Federal Galdino Filho teve a ideia de oficializar a comemoração do Dia das Crianças, porém em uma data diferente da maioria de outros países, a mesma data da padroeira brasileira, Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro. Nesse sentido, o feriado nacional acontece devido a comemoração da padroeira brasileira e não em comemoração às Crianças.
Apesar da aprovação no Congresso Nacional em 1924, a data passou a ser comemorada apenas em 1960, quando a empresa de brinquedos Estrela fez uma ação promocional em conjunto com a empresa de cosméticos Johnson e Johnson, para aumentar as vendas de seus produtos. A ideia deu tão certo, que a partir de então, a data passou a ser festejada anualmente e muito aguardada pelo comércio brasileiro, para alavancar as vendas de brinquedos.
O motivo econômico também foi o principal fator para a escolha da data comemorativa do Dia dos Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário