sábado, 6 de abril de 2013

Como provocar a ira dos professores

Em qualquer sala de aula, seja no ensino médio ou ensino superior, sempre tem aquelas pessoas que gostam de tirar os professores do sério. Conheça agora as práticas mais irritantes em sala de aula.

Entra e sai da sala
Não tem como evitar esse entra e sai dentro da sala de aula, pois sempre tem alguém indo ao banheiro, tomar água, atender o telefone, atrasos e até mesmo pra dar aquela conversado com o colega. São coisas inevitáveis, mas se isso tornar excessivo, o que ocorre geralmente quando as aulas são muito massantes. Nesse sentido é impossível não roubar a atenção da turma para o abre e fecha da porta e tirar a concentração tanto dos professores quanto dos alunos.

Uso da internet
Apesar da internet ser uma ferramente importante para o ensino, vale lembrar que a internet possui seus males também. Pode-se dizer que é um vício para os jovens e isso pode atrapalhar em sala de aula. Seu poder de sedução é tão grande, que alguns ou muitos não resistem à espiadinha nas notificações das redes sociais ou de novos e-mails em seu notebook ou smartphone. Em uma sala de aula explicativa e expositiva sem a necessidade de uso da tecnologia, o professor avista um pessoal com o notebook aberto ou o uso constante do celular sem interesse nenhum pela aula, com certeza isso irá despertar a ira de muitos professores.

Conversas paralelas
Essas conversas parece ser um mau hábito cultural brasileiro que, podemos encontrar em praticamente qualquer lugar onde exista grupos de pessoas ouvindo alguém. Na realidade, tal ato é considerado como um descaso com quem fala lá na frente, seja o professor dando aula ou os colegas apresentando algum trabalho, pois além de tirar a concentração de quem está tentando explicar algo atrapalha aqueles que estão interessados em aprender.

Atrasos
Aquele jeitinho brasileiro de deixarmos as coisa pra última hora, também tem sua influência nas salas de aula. Considerado como outro aspecto cultural que afeta negativamente o andamento das aulas na universidade. O pouco valor dado à pontualidade faz com que, na prática, alguns alunos cheguem normalmente ao término da aula, o mais engraçado é aqueles que ainda reclama quando o professor dá falta para quem assiste só o final da aula. Além de atrapalhar a explicação e a concentração dos professores, o retardatário provavelmente não saberá o conteúdo e sairá perguntando para professores e outros alunos sobre o mesmo.

Vale lembrar, não sou professor, mas já fui aluno e pude presenciar todas essas façanhas. Eu sei que algumas coisas são inevitáveis, mas se tudo isso se torna uma constante em uma sala de aula, pode ter certeza que os professores odiarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário