segunda-feira, 1 de abril de 2013

5 dicas para conciliar o trabalho com os estudos

Aqueles que trabalham em período integral e estudam no período noturno não é tarefa fácil, é algo exaustivo. Pra quem já está nessa vida e, não saber se organizar e não tiver força de vontade, irá se atrapalhar todo e não terá sucesso em nenhuma das opções. No entanto, é possível conciliar o trabalho e garantir um diploma de graduação. Vale lembrar que tal fato é uma realidade de muitos brasileiros. 

E então, que tal 5 dicas para ajudar a conciliar todas as obrigações?

O que é mais importante?


A primeira coisa a ser feito é analisar qual das duas atividades é mais importante no momento. Se a resposta for o trabalho, pois o mesmo exige muito tempo, o profissional pode optar por trancar a matrícula de seu curso e iniciar novamente no próximo ano.

Se a prioridade é conseguir o diploma, deve-se escolher um emprego mais flexível. Isso não quer dizer que, o flexível seja sair mais cedo quando bem entender, é importante sair do trabalho no horário certo. Mas em dias de trabalhos acadêmicos e provas, vale tentar fazer um acordo com seu superior e repor as horas perdidas em outro horário.

A segunda opção geralmente é a mais válida, pois alguém que esteja ainda cursando o ensino superior não irá conseguir um emprego com alta remuneração.

Estabeleça uma rotina

Estabeleça horários de estudos e para as tarefas profissionais. Anote em uma agenda datas de entregas de trabalhos e provas (os celulares podem resolver esse problema). Organizando suas tarefas acadêmicas, terá menos chances de você adiar ou esquecer-se do cumprimento dessas tarefas. Além disso, cancele compromissos que não sejam urgentes, como sair com amigos em datas próximas dessas tarefas, pois isso pode esperar alguns dias, já uma prova não.

O mesmo vale para entregas de relatórios no trabalho.

Aproveite o tempo livre

Vale ressaltar que as dicas não fazem milagres, pois para conseguir conciliar todos os compromissos é preciso de tempo, mas como!? Sacrificando algumas rotinas da vida pessoal, ou seja, os horários de lazer devem ser reduzidos.

Apesar de estar cansado e querendo curtir um final de semana, estudar aos fins de semana é uma das primeiras medidas para quem vive nesta situação.

Use a tecnologia a seu favor
Celulares, smartphones e notebooks são bons aliados, pois você pode gravar aulas com o celular, principalmente quando estiver muito cansado, devido ao trabalho. Assim, você poderá revisar o conteúdo das aulas em um tempo livre. As ferramentas tecnológicas, também podem facilitar as pesquisas acadêmicas, pois antigamente, a única fonte era a biblioteca. Entretanto, ao mesmo tempo a tecnologia tenha o seu ponto positivo, existem os pontos negativos, muitos alunos desviam a atenção para tais ferramentas em redes sociais e outros aplicativos de entretenimento e simplesmente esquecem-se do conteúdo em sala de aula.


Crie grupos de estudos 

Ter um grupo de estudos ajuda muito, mas lembrem-se, é preciso de foco, juntar várias pessoas pode acabar em um grupo de bate papo ao invés de estudos. Grupos de estudos podem estimular o seu desempenho, pois você pode ensinar, treinando assim o que você já sabe e aprender o que vem ainda tem dúvida com o próximo, nesse sentido, é sempre proativo ter essas trocas de informações. Se precisar faltar a uma aula porque precisou trabalhar até mais tarde, poderá pedir o conteúdo a um colega do grupo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário