quarta-feira, 22 de junho de 2016

A verdadeira história das Tartarugas Ninja

Quando pensamos em algum super herói, quase sempre este super herói é da Marvel ou da DC Comics, ainda mais nesses tempos em que os heróis destas editoras estão na boca do povo, pelos inúmeros filmes lançados nesses últimos anos, como Homem de Ferro, Capitão América, Batman e entre outros heróis.
Tartarugas Ninja, por incrível que pareça, não faz parte em nenhuma dessas editoras e conseguiu atrair uma grande legião de fãs pelo mundo. No entanto, vale ressaltar que a inspiração para a criação das tartarugas mutantes vieram das HQs da Marvel, ou seja, por mais que esses heróis não foram criadas por essas editoras, eles foram inspirados nelas.

A verdadeira história das Tartarugas Ninja

O que são as Tartarugas Ninja?
São quatro jovens tartarugas que se comportam como humanos e recebem treinamento ninjutsu de um mestre chamado Splinter, que por sua vez é um rato antropomórfico. 
Eles vivem no esgoto de Nova York e tem por objetivo combater o mal do crime, de alienígenas e de outros mutantes, antes de serem descobertos pela sociedade.

A origem das Tartarugas Ninja
O criador desses heróis em forma de tartaruga foram os norte americanos Kevin Eastman e Peter Laird. A primeira aparição deles ocorreu em uma HQ de 1984, publicada pela editora Mirage, que inclusive também foi criada pela dupla dinâmica.
As Tartarugas Ninjas na verdade são frutos de uma paródia das HQs do Demolidor e Ronin. O que era pra ser apenas uma paródia, acabou fazendo muito sucesso e ganhando identidade própria.
Os nomes dos personagens também desperta uma curiosidade, pois foram inspirados em Artistas Renascentistas da Itália: Michelangelo Buonarroti, Leonardo da Vinci, Raphael Sanzio e Donatello Bardi.
A mutação das Tartarugas
Muitos não sabem a forma como as tartarugas e o mestre Splinter se tornaram antropomórfico. 
Segundo a animação de 1987, as tartarugas eram animais normais, que foram comprados por um jovem e acidentalmente caíram em um bueiro da cidade de Nova York. No esgoto, os pobre animais entraram em contato com um material altamente radioativo lançados no esgoto, algo que frequentemente ocorre com as grandes empresas e em grande metrópoles. Consequentemente os animais vieram a sofrer a mutação e a forma de humanoide. 
Por outro lado, mestre Splinter era um ninja que foi expulso de seu clã e foi obrigado a morar nos esgotos da cidade, por não ter outro lugar para ficar. Nos esgotos, ele também entra em contato com esse material radioativo, e como ele tinha apenas os ratos como sua companhia, ele veio a se transformar em um rato humanoide. Vale lembrar, que nas HQs originais, o mestre não era um humano e sim um rato! Talvez para dar mais sentido ao roteiro, os produtores resolveram modificar esse detalhe, pois como um rato conseguiria habilidades de ninja a ponto de ensinar mais quatro tartarugas mutantes a técnica secreta do ninjutsu?
Splinter então resolve adotar as pobres criaturas e dar a eles os nomes dos artistas renascentistas, pois ele dizia ser um grande fã da arte apresentada nesse período. Ele então ensina as tartarugas as técnicas do ninjutsu para combater o mal.

A parte em que os personagens entram em contato com materiais radioativos, talvez, seja uma crítica às grandes corporações que visam apenas o lucro, pois vivem destruindo os rios e a natureza, afetando diretamente o habitat dos animais.
A fama das Tartarugas Ninja
A sua primeira aparição no mundo das HQs, despertou a curiosidade do público e assim começou o fenômeno das Tartarugas Ninjas. Com as vendas em alta, logo a franquia ganharia espaço em outros meios de comunicação, como desenhos animados, jogos e filmes.
As Tartarugas Ninjas ganharam uma animação em 1987 que foi exibida por quase uma década, até o ano de 1996. Antes do lançamento da animação, a proposta inicial era que a animação pudesse promover a linha de brinquedos e bonecos das Tartarugas Ninja, porém quase ninguém esperava o enorme sucesso. Tanta fama que a animação tinha entrado até nos livros de recordes, como a animação de maior tempo de exibição na TV norte americana, que posteriormente foi superado por Scooby Doo e Os Simpsons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário