sexta-feira, 8 de abril de 2016

A verdadeira história do Scooby Doo

Um dos meus desenhos animados favoritos é Scooby Doo, uma série animada cheio de mistérios e humor. Apesar de apresentarem a mesma temática nos episódios, a animação não perde seu brilho e ainda consegue cativar muita gente com seu estilo investigativo e humorístico.
Como homenagem a esse grande clássico que já atravessou várias gerações, resolvemos abordar a verdadeira história do Scooby Doo.

O que é o Scooby Doo?

É um personagem cachorro da raça Dogue Alemão, da série animada de mesmo nome e fiel companheiro de Salsicha Rogers.
A animação conta a história de quatro jovens Fred, Velma, Daphne e Salsicha, além deles um fiel escudeiro faz companhia para o grupo, um cachorro tagarela chamado Scooby.
O grupo viaja para vários lugares com uma van chamada Máquina do Mistério, em busca de mistérios a serem investigados, porém sempre acabam se metendo em alguma confusão e em lugares assombrados, com supostos monstros e fantasmas.
Na realidade, estes monstros são apenas pessoas fantasiadas para assustarem e afugentarem outras pessoas. Geralmente são pessoas que já tiverem contato com o grupo durante o episódio, e que no final sempre são desmascarados pelo grupo de Scooby, depois de muita fuga e planejamento para desvendar os mistérios.
A temática abordada nos episódios é sempre a mesma, no entanto isso não impede o grande sucesso da série. Talvez isso seja a fórmula do sucesso, quando o público está assistindo Scooby Doo, muitos devem ficar tentando imaginar e montar o quebra cabeça antes dos personagens.

A verdadeira história do Scooby Doo

Scooby Doo foi criado por um cartunista norte-americano, de acedência japonesa, chamado Iwao Takamoto em 1969 e produzido pela antiga companhia Hanna-Barbera, mesma produtora da série Tom e Jerry e Os Flintstones.

Seu nome verdadeiro nem é Scooby Doo, este é apenas um apelido, ele na verdade possui um nome longo e elegante: Scoobert Cornelius Doo!
O mais bizarro ainda está por vir, sabia que o nome Scooby Doo foi inspirado em uma música do famoso cantor Franky Sinatra, "Strangers in the Night"? Um trecho dessa canção, Sinatra canta Dooby Dooby Doo, o mesmo bordão utilizado pelo personagem Scooby nos desenhos animados, que se tornou uma das principais identidades da animação.
Os produtores queriam algo que mesclasse mistério e comédia, e assim inicialmente batizaram a série de "Quem está com medo?". Porém em uma viagem, um dos produtores escutou a música de Sinatra e ficou com a parte "Dooby Dooby Doo" na cabeça. Nesse sentido, ele resolveu rebatizar o nome da animação para Scooby Doo.

O sucesso de Scooby Doo

Scooby Doo é um dos desenhos animados norte americanos mais famoso e longo de todos os tempos. Atualmente possui mais de 550 episódios, com esse número expressivo, a série animada ocupa a segunda colocação de desenho animado mais longo de todos os tempos, perdendo apenas para Os Simpsons, que inclusive já foi abordado nesse blog. Em 2004 a série conseguiu superar os Simpsons e conseguiu entrar na lista do Guines Book, como a série animada norte americana mais longa.
O sucesso foi tão grande que, foram lançados dois filmes com atores reais, uma adaptação com os personagens crianças foi criada e serviu de referência para vários outras animações.

2 comentários:

  1. Caramba, o criador é um norte americano japonês!! Kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Massa, a série se passa em que ano?

    ResponderExcluir