quinta-feira, 26 de maio de 2016

A verdadeira história dos Jogos Olímpicos

A mais importante e maior competição do esporte mundial são os Jogos Olímpicos, que é realizada a cada quatro anos em diferentes países, disputadas entre milhares de atletas de vários países e modalidades.
Em homenagem a essa grande evento mundial que reúne atletas e a atenção de todo o mundo, abordaremos a verdadeira história das Olimpíadas.

A verdadeira história dos Jogos Olímpicos

De acordo com a Mitologia Grega, um dos maiores heróis da mitologia grega, Hércules o filho de Zeus, foi quem fundou os Jogos Olímpicos, após cumprir as famosas 12 Tarefas em serviço ao Rei Eristeu. Em homenagem à Zeus, ele construiu o estádio de Olímpia. Na antiguidade, os Jogos serviam como uma forma de homagem aos deuses, principalmente à Zeus.
O primeiro Jogos Olímpicos da história ocorreu na Grécia, cidade de Olímpia, no século VIII A.C. As primeiras edições ficaram conhecidas como Jogos Olímpicos da Antiguidade realizadas entre o século VIII A.C e V D.C, no intervalo tradicional de quatro anos.

O evento esportivo da antiguidade foi banido durante o Império Romano e boa parte de sua estrutura foi destruída. Desde então, os Jogos nunca mais foram realizadas até o fim do século XIX.
Depois de um longo período sem uma competição internacional desse gênero, um homem resolveu trazer de volta um dos eventos mais importantes do esporte mundial. Dessa forma, Os Jogos Olímpicos da Era Moderna surgiu apenas no século XIX, com a inauguração do Comitê Internacional Olímpico, fundada pelo francês Pierre de Coubertin. A primeira Olimpíada Moderna aconteceu em 1896, com a participação de 14 países na Grécia, Atenas.
Após o retorno e consagração mundial do grande evento esportivo, outras competições internacionais foram criadas, tais como os Jogos Olímpicos de Inverno, Jogos Paraolímpicos e Jogos da Juventude. 

Hoje os Jogos não é apenas uma competição entre os atletas de diferentes nações, as Olimpíadas é uma demonstração da potência de cada país e outras manifestações políticas. O número de vitórias e medalhas de ouro retrata o potência de uma nação, quanto mais medalhas, mais o país pode ser considerado como uma potência mundial.
Essa comparação ficou clara durante os jogos que ocorreram em 1936, na Alemanha, época em que o ditador Adolf Hitler comandava o Nazismo e difundia sua política de superioridade da Raça Ariana. No entanto, ele viu dentro da própria Alemanha, um negro americano, ganhar as principais disputas de Atletismo.

Atualmente, todos devem saber, que para sediar um evento desse porte, o local deve estar muito bem preparado, seja nas estruturas dos complexos esportivos, seja nos estabelecimentos nas proximidades dos locais das competições, etc. Nesse período, o país sede terá toda a atenção do mundo, recebendo atletas, turistas e repórteres de diversos países. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário