segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A origem dos contos de fadas

Quando ouvimos falar em algum conto de fadas, logo imaginamos em uma história infantil e óbvia. Entretanto, apesar dos contos de fadas possuir versões em animações e com finais felizes, as versões originais ou o que realmente aconteceu, está longe de ser apenas uma história infantil e com final feliz.

Os contos de fadas são variações de contos populares que atravessaram gerações e tempos diferentes. Geralmente os contos são uma narrativa curta, cuja história se reproduz a partir de valores culturais passadas de geração para geração, onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar sobre o mal. Nos contos, que muitas vezes começam pelo "Era uma vez", para salientar que os temas não se referem apenas ao presente tempo e espaço, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com conflitos, medos e sonhos. A rivalidade de gerações, as etapas da vida, a convivência de crianças e adultos, bem como sentimentos que fazem parte de cada um são apresentados para oferecer uma explicação do mundo em que vivemos que nos permite criar formas para lidar com isso.

Alguns dos mais famosos autores desses contos estão os irmãos Grimm e Charles Perrault, Gabrielle Suzanne Barbot. Já no Brasil, o mais famoso escritor de contos desse gênero é Monteiro Lobato.

Quer conhecer algumas verdadeiras histórias sobre dos contos de fadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário