domingo, 4 de agosto de 2013

A verdadeira história da Bela Adormecida

Na história popular, a querida Bela Adormecida é amaldiçoada com um sono profundo após furar o dedo em uma roca de fiar. O feitiço só foi quebrado quando recebeu o beijo de um amor verdadeiro de seu príncipe valente e encantado, que se arriscou ao invadir o castelo rodeado de espinhos e ao enfrentar a bruxa malvada. E como em qualquer outro conto de fadas, o lindo príncipe consegue superar todos os obstáculos para poder salvar a linda princesa, e assim os dois vivem felizes para sempre.
A versão popular criada pela Disney, foi uma adaptação dos contos dos Irmãos Grimm.

A verdadeira história da Bela Adormecida é considerada como uma das mais bizarras entre todos os outros contos de fadas.
Na versão original, datada em meados do século XVII a bela adormecida é vítima de um acidente não de uma maldição. Aos quinze anos, ela prende um espinho venenoso sob a unha e adormece profundamente.
Até aí, a história até que está parecida com o conto que conhecemos, mas veja agora o motivo de ser um dos contos mais estranhos e trágicos:
Após cair em seu sono, um determinado rei percebe a linda jovem desfalecida e resolve aproveitar-se da situação. Nove meses depois tem-se o resultado disso, a ainda adormecida dá a luz a gêmeos. Os bebês, com fome buscam o leite materno e acabam chupando um de seus dedos, retirando o espinho envenenado. Sem o espinho, a Bela Adormecida, violada e mãe de dois bebês finalmente acorda, mas sem entender como essas crianças surgiram.
Ainda pra piorar, o rei muito bem casado, manda seus súditos buscar a recém acordada com as crianças. O resultado disso é previsível: a rainha tenta matar Bela Adormecida e as crianças, no entanto é impedida e assassinada pelo próprio rei. Desse modo, a Bela Adormecida fica com o caminho livre para se casar com o seu rei abusador para tornar-se a nova rainha e para todos viverem felizes para sempre.

30 comentários:

  1. Nossa, a história é bizarra e engraçada ao mesmo tempo hahaha
    http://www.moda-hoje-em-dia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história verdadeira desses contos de fadas, acabam se tornando uma curiosidade para aquelas pessoas que estão enjoadas dos contos infantis que estamos acostumados.

      Excluir
  2. oi estou fazendo um trabalho de artes sobre essa historia e gostaria de ajuda preciso fazer a moral da historia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pra ser sincera não sei exatamente se existe uma moral na história por trás desses contos. Mas podemos fazer algumas análises:
      1) nos contos que geralmente conhecemos, a maldição partiu de uma fada que não foi convidada para festa de batismo da princesa. Podemos presenciar a inveja, a cobiça, a ganância das pessoas.
      2)Mesmo acordadas e sãs, as mulheres são vítimas fáceis de abusos sexuais.
      3)Com a traição do rei, a rainha tenta matar a bela adormecida e acaba morta pelo rei. A fidelidade do rei evitaria qualquer morte. Na vida real, famílias são destruídas pela falsidade e traição do próximo.

      Excluir
  3. Sabe o que seria ótimo!? Um filme com essas versões que muitos não conheçem. Eu não sabia que por trás desses lindos contos de fadas existiam histórias tão trágicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem alguns filmes que tratam a história de forma menos infantil, como a Branca de Neve e o Caçador, Chapeuzinho vermelho com Amanda Seyfried, Bela e a Fera de Del Toro que está previsto para 2014.

      Excluir
    2. Existe um filme q retrata a mesma história contada acima Sleeping Beauty
      (Beleza Adormecida)

      Excluir
    3. Pesquisei um pouco sobre o filme e parece ser muito bom! Vou colocar em minha lista de filmes para assistir. Obrigado!
      www.verdadeirahistoria.com.br

      Excluir
  4. nossa nunca poderia imaginar que a bela adormecida foi estuprada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as pobres crianças inocentes nem imaginam a trágica história....

      Excluir
  5. Felizes para sempre o meu ovo direito. XP

    ResponderExcluir
  6. Nada a ver, gente pare vá, adormecer por tanto tempo e depois dar a luz a duas crianças?
    O que os médicos pensam dessa história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdadeira história não quer dizer que a história é baseada em fatos reais. A verdadeira história também pode ser uma ficção.

      Excluir
    2. Na verdade, é plausível alguém dar à luz enquanto dorme. O útero sozinho tem força suficiente para a expulsão do bebê. No entanto sem alguém para auxiliar o processo de parto(abrir as pernas da princesa, cortar os cordões umbilicais dos bebês, por exemplo), partindo-se do pressuposto que ela levou uma gravidez saudável e foi alimentada nesses 9 meses, dificilmente este se realizaria normalmente, nem muito menos os bebês sairiam sozinhos procurando mamar... Mas afinal, isso é um história fantasiosa, né? Há casos de mulheres grávidas em coma que entraram em trabalho de parto, mas por precaução os médicos sempre optam pela cesariana nesses casos. ;)

      Excluir
    3. Sr(a) anônimo, ótimas observações!
      Mas não duvido de que um bebê recém nascido consiga buscar o peito materno sozinho, o instinto de sobrevivência pode contribuir na busca desse alimento.
      Concordo que as chances são escassas, mas não é impossível. rssrs
      Obrigado!!...Esperamos você mais vezes nesse blog! ;D

      Excluir
  7. qual autor dessa versão ?

    ResponderExcluir
  8. Nossa ! Essa é a historía que trágico,minha sobrinha de 5 anos ama essa historía!! Se ela saber disso vai ser horror

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas crianças adoram esses contos de fadas. Elas nem imaginam que por trás desses contos esconde-se uma trágica história.

      Excluir
  9. Imagine o que seria uma versão "real" da branca de neve e os sete anões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.verdadeirahistoria.com.br/2013/07/a-verdadeira-historia-da-branca-de-neve.html

      Nesse post, falo um pouco sobre a verdadeira história da Branca de Neve.

      Excluir
  10. Disney Estragando os Contos ...

    ResponderExcluir
  11. Todos os contos de fadas foram recriados e infantilizados pela Disney, baseados em contos originalmente vindo dos povos Celtas. Alguns chegam a ser muito obscuros.
    O livro "Princesas e Damas Encantadas" traz todos eles nas versões originais.

    ResponderExcluir
  12. nossa eu adoro essa historia nunca imaginei isso dessa historia

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Olá Rodrigo, a verdadeira história não quer dizer que a história é baseada em fatos reais. A verdadeira história também pode ser uma ficção.
      Mas o que objetivo desse post é apenas apresentar que o conto infantil que conhecemos, é na verdade um conto cheio de tragédias.

      Excluir
    2. E as historias vão mudando conforme o passar dos anos, podem reparar que as versões originais que são myuito antigas os pais, conhecidos sempre queriam abusar das supostas princesas e personagens que naquela época era considerado normal. Trágico. Ainda bem que foi mudado muita coisa, mas ainda hoje as mulheres sofrem por abusos de alguns homens covardes.

      Excluir
  14. Onde consigo baixar essas histórias??

    ResponderExcluir