segunda-feira, 18 de outubro de 2021

A verdadeira história do Halloween

Tradicionalmente conhecido como Dia das Bruxas no Brasil, o Halloween é um evento cultural celebrado no dia 31 de outubro em vários países, em especial nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda.
A saga dos filmes e livros do Harry Potter e The Witcher contribuíram ainda mais na popularização desta data.

A verdadeira história do Halloween

A tradição do Halloween é bem antiga com origem entre os anos 600 a.C. e 800 d.C, remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre esse período. Claramente, o evento não era celebrado com abóboras juntamente com a famosa frase expressadas pelas crianças "Gostosuras ou travessuras". Esse ritual de abóboras e travessuras foi exportada dos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. 

Ao contrário do próprio nome brasileiro, originalmente, o halloween não possui relação com as bruxas. A verdadeira história para essa data era um festival do calendário celta da Irlanda, o Festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, que marcava a passagem do ano dos Celtas. Nesse período era celebrado uma série de festividades, uma delas a Festa dos Mortos, considerado uma das mais importantes dessa cultura, por representar o Céu e a Terra.
Na Igreja Católica, no dia 01 de novembro de 840, o Papa Gregorio III ordenou que nesse dia fosse celebrado universalmente o dia de Todos os Santos. Dessa forma, a comemoração ganhou uma celebração anterior, 31 de outubro, que prepara a celebração da data de todos os Santos.
Gostosuras ou travessuras?

Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado atualmente, percebemos que pouco tem a ver com as suas origens, o que restou foi apenas uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha os Celtas. Além das fantasias, doces e travessuras, do tradicional Halloween norte americano, foi incorporada em nossa cultura a celebração do dia dos Finados.

Um comentário:

  1. Nunca liguei muito ao halloween, acho que em pequena fui apenas uma vez disfarçada de fantasma ao doce ou travessura com uma amiga. Nunca foi um dia com o qual me identificasse.

    ResponderExcluir