quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A verdadeira história do Harry Potter

Uma das sagas de livros e filmes mais conceituadas, sem sombra de dúvidas é Harry Potter. Ao lado de Senhor dos Anéis é a minha favorita e a de muitos outros. Passei minha juventude acompanhando anualmente o lançamento dos filmes nos cinemas. 

Parte do carisma com a saga existe pois acompanhei o crescimento dos personagens nas telas dos cinemas, quando o primeiro filme foi lançado, em 2001, eu tinha meus 11 anos de idade. De forma que os personagens envelheciam e amadureciam, acontecia algo semelhante comigo, mas sem feitiçarias e bruxarias! O mais interessante é que não era apenas as idades dos personagens que avançava com cada livro publicado, a história e a trama também ficava cada vez mais complexa e sofisticada com essa evolução. Essa evolução bem construída dos personagens com elementos mitológicos e medievais, talvez tenha sido um dos segredos do sucesso da Saga Harry Potter.

Os livros e filmes do Harry Potter

A obra começou a ser escrita em 1990 pela inglesa J. K. Rowling. O primeiro livro, A Pedra Filosofal foi concluído em 1996 e publicado em 1997, mas antes de sua publicação, o projeto foi rejeitado por oito editoras. Imagina a reação das outras editoras sabendo que a saga viria a se tornar a série literária mais vendida da história!?

Apesar de ter encontrada uma editora, quando o primeiro livro estava para ser publicado, a editora recomendou que a autora usasse um pseudônimo neutro, seu nome Joanne Rowling, foi então abreviada para que não acontecesse dos meninos não se interessarem pelo livro, por ter sido escrito por uma mulher! Por esse motivo, ela não utilizou seu nome completo nas publicações dos livros. A letra K na abreviação é na verdade uma homenagem a avó da autora, pois a letra nem faz parte do nome dela, e sim de sua avó, Kathleen.

Já o último livro da saga, Relíquias da Morte, foi finalizado e publicado em 2007. Um fato curioso sobre o último livro é que autora afirmou que desde o ano de 1990 ela já tinha um esboço de como seria o capítulo final da saga!

O sucesso de vendas era tanto que na Inglaterra, a editora chegou a pedir para que as livrarias vendessem os livros apenas após o término das aulas, para evitar que os alunos matassem aula para comprar os livros.

Com as vendas nas alturas, claramente o mundo cinematográfico viu com bons olhos a transferência da história dos livros para as telonas! Dito e feito, com o lançamento do filme, milhares de pessoas foram até os cinemas acompanhar a saga do bruxo sensação.

Apesar de seu último filme ter sido lançado em 2011 e seu último livro publicado em 2007, a saga ainda possui uma legião de fãs em todo o mundo, movimentando um comércio gigantesco!


A verdadeira história do Harry Potter

Boa parte da história foi inspirada nas crenças Europa Medieval, época em que muito se acreditava em magia, bruxaria e alquimia. O primeiro filme por exemplo, o vilão Lord Voldemort está em busca da Pedra Filosofal (um dos principais objetivos da Alquimia) para conseguir um novo corpo para sua alma. Seres mitológicos e lendários como a Fênix, Dragão, Centauro, Lobisomem também aparecem na nas histórias.

O feitiço mortal utilizado por Voldemort para matar os pais de Harry Potter é o Avada Kedavra. Harry chegou a ser atingido por essa magia também, porém sobreviveu graças à sua mãe, momento que adquiriu a famosa cicatriz de raio na testa, fato que o deixou conhecido no mundo dos bruxos. Claramente que o nome dessa magia veio da expressão Abrakadabra. Curiosamente não se trata apenas de fala de um mágico, a famosa expressão vem do Aramaico que significa "desapareça". Por incrível que pareça, ela realmente era citada e utilizada na Idade Média por alguns magos para supostamente curar algumas doenças. 

Sabia que até um médico chegou a receitar o uso de um amuleto com essa escrita para o Imperador Romano para tentar curar sua doença!?

Dementadores são um dos seres mais sombrios apresentados na saga, eles se alimentam da felicidade dos outros, deixando suas vítimas tristes e desesperadas. Após enfraquecer suas vítimas, a criatura tem como golpe final, o Beijo do Dementador, isso mesmo, ele beija a vítima sugando toda a sua alma, deixando apenas um corpo vazio, estado considerado pior que a própria morte. 

J. K. Rowling afirmou que essas criaturas foram inspiradas na depressão que ela passou antes do sucesso das publicações de Harry Potter. As batalhas dos personagens contra os Dementadores faz referência a luta pela doença. Até mesmo o chocolate que serve para aliviar os danos dos ataques, também faz referência ao ato de comer chocolate como uma forma de alívio da tristeza. Quem nunca comeu um chocolate naqueles dias ruins, pra melhorar o alto astral?!

Críticas sobre a história de Harry Potter

A saga não recebeu apenas elogios, Harry Potter foi censurada em alguns países e recebeu críticas de alguns grupos religiosos, por supostamente incentivar a prática de bruxaria!

Em uma região dos EUA, um grupo de religiosos extremos organizou um evento para queimar todos os livros da saga, afirmando que a história incentivava a bruxaria e o satanismo.

A obra se trata de ficção,  não podemos misturar ficção com realidade, a saga é um prato cheio para garotada mostrar interesse na leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário