domingo, 15 de janeiro de 2017

A verdadeira história da Nintendo

Uma das maiores marcas de games do mundo, sem sombra de dúvidas é a Nintendo!
Mencionar as franquias de jogos Pokémon e Super Mario já é mais do que uma prova suficiente para demonstrar todo o poder dessa gigante empresa japonesa e merecer seu espaço no Verdadeira História!


O que é a Nintendo?

É uma empresa multinacional japonesa de jogos eletrônicos fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi, atualmente é uma das maiores empresas do mundo nesse ramo de atividade e além de ser claramente uma referência mundial quando o assunto é Games!
Também conhecido como Big N, a marca é a responsável pelos lançamentos dos famosos consoles Game Boy, Nintendo 64, NES, Wii, 3DS e entre outros, além de claro ser idealizador dos personagens Mario, Donkey Kong e detentor dos direitos da franquia Pokémon.


A verdadeira história da Nintendo

Por incrível que pareça, o ramo de atividade inicial da empresa não era jogos eletrônicos! Tudo começou com a Nintendo fabricando jogos de cartas artesanais de um baralho tradicional da cultura japonesa, chamado Hanafuda!
Para tentar expandir a marca, na década de 50, os diretores firmaram uma incrível parceria com a também gigantesca Disney, para fabricar cartas estampadas com os eternos personagens da Disney.
Na década seguinte, em meados de 1960, a empresa japonesa foi ousada e tentou expandir seu negócio em outras atividades, tais como fábrica de arroz instantâneo e até rede de motéis!! Porém nenhum desses ramos deram certo e foram a falência.
Percebendo que o negócio de cartas também ia arruinando com os passar dos anos, perdendo cada vez mais espaço para o mercado de jogos eletrônicos, como Bandai e Atari, a Nintendo resolveu entrar de vez para esse mundo para nunca mais sair.
A Nintendo começou no ramo fabricando pequenos aparelhos com tela de cristal líquido, com jogabilidade simples, que aos poucos foi se consolidando nessa ramo. Na década de 1980, o produtor da Nintendo Shigeru Miyamoto finalmente criara o personagem Mario e Donkey Kong  (dois personagens famosos do mundo dos games) com o jogo Jumpman. Foi nesse período que a Nintendo estourou e se enraizou no mercado de jogos eletrônicos.
No ano 1989 o famoso jogo de bloquinhos Tetris foi lançado para o Game Boy e foi um estouro de vendas. Tanto sucesso que até os dias de hoje ocupa a topo do ranking de jogos mais vendidos da história! Pouco tempo depois, em 1996, veio o lançamento de outro título de peso da Nintendo, Pokémon, um dos RPGs mais jogados da história!


Apesar do nome de peso da marca, responsável por criar inúmeros títulos famosos e vários consoles que foram sucesso de vendas, a Nintendo também teve alguns produtos que foram considerados um fracasso. O console lançado em 2001 que tinha a proposta de competir com o poderoso Playstation 2 da Sony, o pobre Game Cube não teve forças para competir com o console mais vendido de todos os tempos e foi um fiasco nas vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário