quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A verdadeira história do Thor

Um dos super heróis da Marvel que possui origem mais rica em conteúdo e mais antiga, sem sombra de dúvidas é a de Thor! Essas histórias de Asgard e Midgard não foram invenções do gênio Stan Lee e sim originadas na mitologia nórdica! Por esse motivo, vale ressaltar que a verdadeira história do Thor é bem mais rica e detalhada do que conhecemos.

Quem é Thor?

Na cultura popular atual, Thor é um dos super heróis mais conhecidos do universo Marvel, o famoso herói com seu poderoso martelo arrasador que luta para impedir que seu reino e a terra sejam destruídos pelas forças malignas dos Gigantes de Gelo, de seu irmão Loki, dos Elfos Negros, etc.
Ele tem como sua arma principal, o poderoso martelo chamado Mjolnir, que poucos conseguem levantá-lo. O martelo possui habilidades de nunca errar um alvo, um poder de retornar sempre às mãos de Thor e de até mesmo fazê-lo voar por ai.
Na história da Marvel, Thor foi expulso de sua terra Asgard para a terra, pelo seu orgulho e arrogância, e principalmente por ser o principal suspeito de ter recomeçado uma antiga guerra contra os Gigantes do Gelo. Para recuperar sua arma e dignidade, ele reconhece seus erros após estar à beira da morte e de cara ajuda salvar sua terra natal das mãos de Loki.
Além de outros heróis como Capitão América, Homem de Ferro e Hulk, que inclusive já foram abordados nesse blog, Thor que é conhecido como deus do trovão, também é integrante da equipe de super heróis Os Vingadores!

A verdadeira história do Thor

Thor na verdade é uma figura mitológica bem mais antiga que o super herói da Marvel que conhecemos! Ele é um deus pagão da cultura nórdica do trovão e das batalhas, filho do poderoso e o mais famoso deus nórdico Odin! Suas aventuras e seu legado está entre as mais ricas e difundidas histórias da mitologia nórdica.
A Marvel não foi a primeira a fazer uma adaptação de Thor, existem várias obras e histórias adaptadas na Era Moderna, a DC Comics por exemplo também possui uma adaptação do deus nórdico, que inclusive foi lançada antes mesmo do que da Marvel

O Thor popular e atual da Marvel é bem diferente do original Thor:
  1. Ele não é loiro e sim ruivo e muito barbudo, assim como qualquer outro guerreiro nórdico. Bem provável que o boa pinta apresentado no filme da Marvel é para agradar principalmente as fãs (onde já se viu um protagonista de um filme desses não ser boa pinta!?);
  2. Thor não possui poderes de voar com seu martelo, ele pode voar apenas com uso de seu meio de transporte que é uma carruagem puxada por duas cabras. O poder de atrair o martelo de volta também não funciona sem suas luvas mágicas;
  3. Ele não é punido e enviado para a terra por desobedecer seu poderoso pai deus Odin, consequentemente ele não se relaciona com nenhuma humana. Essa história da Marvel mais se parece com a história de Lúcifer e de Zeus do que com a do próprio Thor;
  4. Foi casado duas vezes, primeiro com uma gigante com quem teve um filho, e pela segunda vez com Sif, uma linda deusa de cabelos louros como o ouro feito por trolls. Nesse último e a mais importante união de Thor, o casal teve uma filha chamada Thrud.

Thor tem como seu maior rival e desafio derrotar a Serpente Midgard ou Jormungand (monstro filho de Loki), no período do Ragnarok, o período em que vários deuses perderam suas vidas, tais como Odin e Thor, em batalhas contra gigantes e outros monstros liderados por Loki.
Na batalha de Ragnarok, o poderoso deus nórdico do trovão consegue derrotar a serpente, porém antes de morrer a serpente consegue morde-lo, injetando um veneno mortal que rapidamente se espalha pelo seu corpo e acaba matando Thor!

Um fato bem curioso a respeito do nome Thor está associado a origem do nome de um dia da semana em inglês. O dia da semana quinta-feira em inglês, Thursday, é uma derivação do nome do deus nórdico Thor. Além da quinta, sexta-feira, em inglês Friday também é derivado de um deus nórdico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário