quinta-feira, 12 de maio de 2016

A verdadeira história do Homem de Ferro

Homem de Ferro é um dos principais heróis da Marvel, representado pelo cientista bilionário, filantropo, gênio, playboy Tony Stark. O herói usa uma armadura de tecnologia avançada, com alto poder destrutivo e resistência para combater os inimigos.
Com seu comportamento diferenciado de outros heróis, de egocêntrico, narcisista e menino mimado, conseguiu conquistar milhares de fãs pelo mundo.

A verdadeira história do Homem de Ferro

O homem de ferro surgiu durante a Guerra do Vietnã, depois de ser vítima de uma granada.
Tony Stark, com vários estilhaços próximos ao seu coração e próximo da morte, foi capturado e forçado a desenvolver um novo armamento poderoso antes de morrer. Porém ele usou esse tempo para evitar sua morte, desenvolvendo um mecanismo para se manter vivo e algo para destruir os responsáveis por sua captura. O projeto inicial da armadura foi desenvolvida e utilizada para derrotar seus captores e a fugir do local.
Posteriormente, Stark trabalhou para o Exército dos EUA, desenvolvendo armas bélicas para serem usadas durante a Guerra Fria. Seu inimigo original mais frequente era o Comunismo e os países seguidores dessa política.

Como podemos ver, ele não foi capturado por terroristas e sim por vietnamitas. A explicação disso é que O Homem de Ferro foi criado em 1963, em plena Guerra do Vietnã (1955-1975), e com toda certeza, com incentivo da política imperialista e tentar apoio popular, os EUA convenceu Stan Lee a criar o Homem de Ferro inserido no cenário da Guerra do Vietnã, algo semelhante que aconteceu com Capitão América, durante a Segunda Guerra Mundial.
Como o filme do Homem de Ferro foi lançado apenas em 2008, o cenário era completamente diferente da época de sua criação. A Guerra do Vietnã e a Guerra Fria não existia mais, o comunismo perdera força. Desse modo, para tentar manter o mesmo cenário da época, os produtores resolveram colocar os Terroristas como os vilões da série, ao invés dos comunistas e vietnamitas.

O verdadeiro Tony Stark

O homem de ferro realmente existiu, pois o personagem foi inspirado em uma pessoa real, Howard Robard Hughes. Logicamente ele não tinha uma armadura que pudesse voar e atirar raios de energia. Mas ele realmente era um gênio milionário que conseguiu quebrar o recorde mundial de velocidade de um avião e contribuiu para o Exército dos EUA a criar aeronaves para fins bélicos a serem utilizados durante a Segunda Guerra Mundial. Um de seus projetos mais famosos foi a Aeronave H-4 Hércules, que além de bater o recorde mundial com o avião de maior envergadura, foi utilizada na guerra para transportar vários equipamentos pesados através do Oceano Atlântico.
Hughes entrou no negócio de companhias aéreas, onde ganhou muito dinheiro. Com a fama e muito dinheiro veio os vícios das drogas e as doenças. Ele ficou viciado em uma droga que inicialmente era utilizado como calmante e relaxante muscular, porém acabou virando uma droga que não conseguia ficar sem. A fobia de germes que tinha desde a infância, aumentou e quase ninguém podia chegar perto dele. Não suficiente, sua lucidez e capacidade mental ficava cada vez pior com o passar dos anos, a tal ponto de um médico comparar com um louco prisioneiro de campo de concentração.

Um comentário:

  1. Sou fã do homem de ferro mas dos filmes rsrs. Não to acostumada a ler quadrinhos. Achei muito interessante a postagem.
    Obrigada de novo pela visita no blogplanetageek.com.br
    Blog muito interessante também está de parabéns!!

    ResponderExcluir