terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A verdadeira história da Paz Mundial

Apesar das guerras constantes no Oriente Médio e contra o Terrorismo, os ocidentais podem dizer que vivem em uma época de paz, se comparado com o século anterior e outros períodos. A explicação para essa suposta paz não esta relacionado ao aumento da boa amizade entre esses países e nem pelos líderes da paz, como o Papa e Dalai Lama.
Pra se ter uma ideia, enquanto o Terrorismo não atingiu um milhão pessoas mortas nos países que sofreram os ataques, na Segunda Guerra Mundial, foram mais de 50 milhões de mortos.

Bombas nucleares
Esse período de paz mundial surgiu pelo respeito pela humanidade. Antes das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki, na Segunda Guerra Mundial, nenhum outro país tinha utilizado essa grande arma de destruição. Para se ter uma ideia, toda a Guerra Fria, entre URSS e EUA, não passou de um jogo de ameças.
Hoje existem bombas com o poder de destruição 4000 vezes maior aos lançados no Japão, como a bomba de hidrogênio. Imaginem os países guerreando e lançando essas bombas de país para o outro!? Não sobraria nada do planeta terra e teríamos que buscar abrigo em Marte ou em outros planetas.

O poder econômico e comercial
Além do poder de destruição, o comércio e a economia são outros importantes fatores de evitar uma guerra. Dessa forma, quando você encontrar uma franquia de MC Donald's agradeça, pois graças as existências dessas franquias, como as do MC Donald's, vivemos em uma época mais pacífica. Esse raciocínio é simples, quanto mais um país depender de outros países para ter determinados produtos, como carros, comida e etc., menor será a chance desses países envolvidos se meterem numa guerra. Segundo pesquisadores, o capitalismo contribuiu para o aumento do sentimento de amor, esperança, prosperidade e justiça, porém sempre com o objetivo econômico por trás.
Um país sempre precisa exportar seus produtos para outros países. Se outros países deixarem de comprar seus produtos, consequentemente não irá receber e não terá recurso suficiente para desenvolver novas tecnologias de guerra. Ou seja, uma guerra pode ser evitada, aplicando apenas sanções comerciais. Foi o que aconteceu com a Coreia do Norte, após várias ameaças, outros países fecharam as portas e a Coreia deixou de exportar. Pouco a pouco, a Coreia teve que pisar no freio com suas ameaças.
Entretanto é importante destacar que o comércio e a economia não evita todas as guerras do mundo, pois existem vários outros motivos que podem acabar desencadeando em uma guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário