terça-feira, 19 de agosto de 2014

Saiba como viver em Marte

Morar no planeta Marte como vemos em filmes como o Vingador do Futuro, pode-se tornar realidade. O projeto foi criado por uma empresa privada holandesa, chamada Mars One.

O processo irá funcionar como um reality show, que contará primeiramente com a inscrição de candidatos dispostos a levar uma vida em Marte, seleção e treinamento. Após a seleção os candidatos passarão por intensos treinamentos físicos e psicológicos para se adaptarem ao ambiente hostil.

No entanto, se o indivíduo enjoar do novo planeta não poderá voltar, pois a passagem até Marte é apenas de ida. O fundador da organização explica o motivo: “depois de passar um tempo vivendo no campo gravitacional bem mais baixo do que da Terra, será praticamente impossível se readequar à gravidade mais forte da Terra”.
Todo o processo de inscrição, seleção até a viagem, será transmitida em um programa de televisão semelhante a um reality show.
A viagem até Marte deve durar aproximadamente 8 meses.

Já em terras marcianas, para sobreviverem os novos moradores terão energia gerada por painéis solares e a água reciclada e extraída do solo, em relação aos alimentos, eles deverão cultivar os alimentos que vão consumir e também contarão com suprimentos de 
emergência.

Apesar de Marte ter tido uma proteção parecida há cerca de 4 bilhões de anos, hoje, a maior parte da atmosfera do planeta não existe mais. Na Terra, temos a proteção contra os ventos solares graças a um forte campo magnético. Sem ele, seria muito mais difícil sobreviver. Não há água líquida, a pressão atmosférica é praticamente nula, os níveis de radiação são mais altos e as temperaturas variam muito, tudo isso faz com que o planeta Marte torne-se um ambiente hostil para abrigar vida, afirmam cientistas.

Além do mais, a exposição à radiação é outro problema, principalmente durante a viagem, tal exposição pode levar ao aumento do risco de câncer, um sistema imunológico mais frágil e, possivelmente, infertilidade. Para minimizar a radiação, os responsáveis pelo projeto vão cobrir com vários metros de terra as cúpulas onde os colonos vão viver. Ela será cavada pelos próprios habitantes do local.

Além da hostilidade, o projeto claramente ficará bem caro, por volta dos US$6 bilhões.
Bom, se tudo correr como esperado, a cada dois anos, novos aventureiros vão se juntar ao grupo. Logo a humanidade terá uma nova colônia em Marte, assim como ocorreu com os países africanos e outros países. Pena que até então não encontraram algo valioso, caso contrário já teriam encontrado alguma forma de irem até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário